2.4. Comunicação da instituição com a comunidade interna

Quando os canais de comunicação interna estão previstos/implantados, em conformidade com o PDI, de maneira excelente, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: acesso da comunidade interna às informações acerca dos resultados das avaliações recentes, da divulgação dos cursos e da pesquisa, da existência de mecanismos de transparência institucional, acessibilidade, da ouvidoria, entre outras.

Informações sobre a CPA e as avaliações realizadas

Site da CPA

Boletim da CPA

Divulgação por e-mail

Divulgação de cursos e grupos de pesquisas acadêmicas

Site do ILB

E-mail marketing

Ouvidoria do Senado Federal

telefone, cartas

site https://www12.senado.leg.br/institucional/ouvidoria

Solicitação, sugestão, reclamação, elogio, denúncia

SUGESTÃO: incluir link para ouvidoria no site do ILB e no Saberes

Acessibilidade

O ILB realiza sistematicamente ações visando a divulgação junto aos seus públicos referente aos treinamentos, cursos a distância e de Pós-graduação desenvolvidos pela unidade. Essas ações compreendem, em especial, a inserção de notas, notícias e comunicados no Boletim Administrativo do Senado Federal (BASF); marketing direto (envio de e-mail marketing direcionado a servidores com perfil para o curso) e desenvolvimento de campanhas. Uma campanha completa pode abarcar, por exemplo, cartazes, filipetas, marketing direto, notícias, anúncio de rádio e TV (internas), além de estratégias de comunicação por meio da Internet e, em especial, das redes sociais (posts, vídeos, banners etc). 

Os cursos de especialização são oferecidos tanto para o público interno, os servidores do Senado Federal, quanto para público externo pertencente ao quadro de funcionários dos órgãos parceiros, como a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Tribunal de Contas da União. A divulgação de cada curso de Pós-graduação ao público externo do Senado Federal é realizada também por meio de cooperação técnica-operacional com as áreas de comunicação interna daqueles órgãos, para onde são enviados materiais impressos e digitais, a exemplo de cartazes, folhetos e e-mails, para o desenvolvimento de campanhas de comunicação interna junto aos servidores de cada instituição. 

Os cursos a distância do ILB são abertos ao público em geral e, mais especialmente, à comunidade legislativa. O ILB faz a divulgação desses cursos por meio de alguns veículos e ferramentas de comunicação próprios, da mantenedora Senado Federal, bem como por meio da rede de instituições parceiras. Um dos veículos de comunicação próprios é o sítio do Programa Interlegis, um programa do Senado Federal, gerido pelo ILB, cujo público-alvo abrange as câmaras municipais e assembleias legislativas, a chamada comunidade legislativa. Este sítio, alimentado pelo próprio Instituto, dá ampla divulgação à abertura de todas as ações educacionais, com links facilitando a obtenção de informações úteis e a realização de inscrições. 

O Senado, por meio de um comitê gestor do sítio, reformulou sua página no biênio 2020-2021. Como resultado da reestruturação do veículo, os serviços ofertados foram agrupados por temas. Educação é um destes. Assim, cada área do ILB tem a prerrogativa de alimentar a página, inserindo as informações que julgar relevantes, como, por exemplo, informações úteis sobre os cursos abertos à comunidade. A página da Pós-graduação é atualizada pela Coordenação de Educação Superior e pode ser acessada por meio da página institucional do ILB: https://www12.senado.leg.br/institucional/escoladegoverno.

Voltar à página de informações para recredenciamento