Reuniões com a Diretoria-Executiva e coordenadores do ILB para tratar do recredenciamento

30/05/2022 08h15

Em maio/2022 foram realizadas duas reuniões envolvendo representantes da CPA, o Diretor-Executivo do ILB e todos os coordenadores desta escola de governo a fim de tratar do processo de recredenciamento pelo qual a instituição passará em 2023.

O presidente da CPA, Luís Fernando Pires Machado, levou ao conhecimento dos presentes o relatório apresentado pela comissão externa na ocasião do último recredenciamento, concluído em 2018. Tal documento apresentava não somente a nota final recebida pelo ILB naquela ocasião (Conceito Institucional 4), como também seu detalhamento para cada uma das 5 dimensões analisadas, onde se pode verificar a nota e a justificativa apontada pela comissão para cada um dos quesitos avaliados.

O vice-presidente da CPA, Matheus Garcia Barbosa de Figueiredo, apresentou um conjunto de sugestões de melhoria que, se realizadas, poderiam contribuir para que o ILB possa obter melhor nota no próximo recredenciamento. Tais sugestões foram elaboradas pela CPA a partir das observações apresentadas no relatório de avaliação externa de 2018 e também de roteiro divulgado pelo próprio INEP para orientar a atuação dos avaliadores externos.

Como resultado desses encontros, a Diretoria-Executiva do ILB se dispôs a criar um comitê voltado para o recredenciamento, com representantes das coordenações, a fim de auxiliar na implementação das melhorias sugeridas.

A CPA, por sua vez, se dispôs a iniciar um levantamento da situação atual do ILB utilizando os mesmos critérios que os empregados pelos avaliadores externos, a fim de antecipar possíveis problemas e já tratar junto à Diretoria-Executiva do ILB dos meios para sua solução.