Criação da Matriz de Avaliação Institucional

03/12/2025 12h32

 

A CPA concluiu, neste segundo semestre, a elaboração da Matriz de Avaliação Institucional, um documento que estabelece diretrizes e modelos para a revisão e padronização dos instrumentos de avaliação utilizados pelas coordenações de ensino da Escola. A iniciativa tem como objetivo unificar os formatos e critérios avaliativos, garantindo maior consistência, comparabilidade e aproveitamento dos resultados obtidos nas avaliações das ações educacionais.

 

Atualmente, as coordenações do ILB (COESUP, COTREN e COINTER) aplicam questionários próprios de avaliação, com formatos e escalas distintas. Com a matriz, a CPA propõe um modelo comum que define itens mínimos obrigatórios a serem contemplados, como blocos temáticos de perguntas e uma escala única de avaliação (Likert). A padronização permitirá análises mais integradas e indicadores institucionais mais precisos, além de otimizar a elaboração dos relatórios e facilitar o acompanhamento da qualidade das ações educacionais.

 

A Matriz também prevê a inclusão de novos instrumentos, como o questionário de expectativas, a avaliação de egressos e a avaliação realizada pelos instrutores em todos as coordenações, garantindo uma visão mais ampla sobre o impacto dos cursos e o aprimoramento contínuo das ações formativas. Além disso, as coordenações terão a possibilidade de incluir perguntas específicas, respeitando as particularidades de cada tipo de curso e público atendido.

 

Para a CPA, a criação da matriz representa um avanço significativo na consolidação da cultura de avaliação institucional no ILB. O documento busca orientar e estimular a colaboração entre as coordenações para que as avaliações gerem informações úteis e estratégicas para o aprimoramento dos processos educacionais.