Maioria dos internautas revela já ter visto mensagens desrespeitosas às mulheres nas redes sociais

Resultados de enquete do DataSenado apontam que, na opinião dos participantes, há uma grande quantidade de publicações nas redes sociais que estimulam a violência contra as mulheres. A maioria apoia a criação de uma lei para punir os autores deste tipo de mensagens na internet.
22/12/2015 17h00

A maioria dos participantes (87%) da última enquete do DataSenado afirmou já ter visto publicações com conteúdo desrespeitoso às mulheres. A pesquisa, que avaliou a opinião dos internautas sobre a violência contra as mulheres nas redes sociais, perguntou também qual era o formato em que esse tipo de publicação mais aparecia. Para 59%, há mais conteúdo em formato de texto, seguido por foto, com 33% das respostas, e vídeo, com 6%. A enquete ficou disponível no site do DataSenado do dia 16 de novembro a 15 de dezembro de 2015. Durante os 30 dias de coleta, foram recebidas 12.433 respostas.

Quando perguntados se já viram publicações nas redes sociais que estimulem a violência contra as mulheres, 83% afirmaram que sim. Destes, 93% acham que há uma grande quantidade de publicações nas redes com esse tipo de conteúdo. Ainda, entre os que já viram mensagens que estimulam a violência, 68% afirmaram manifestar-se contra essas publicações e 30% declararam que não se manifestam.

A enquete identificou também que a maioria dos internautas quer uma lei para punir autores de mensagens nas redes sociais que estimulem violências contra mulheres (88%) e acreditam que as redes sociais devam ser mais usadas como um meio para o combate a esse tipo de violência (89%).

Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.