Para internautas, nomeação de aprovados dentro do número de vagas de concurso deve ser obrigatória

Em enquete do DataSenado sobre a PEC 29/2016, 86% apoiaram a obrigatoriedade da nomeação de todos os aprovados dentro do número de vagas do concurso. Em relação a concursos exclusivamente para formação de cadastro de reserva, 72% se mostraram contrários a essa prática.
23/02/2017 17h45

A maioria dos internautas (86%) acredita que o número de vagas oferecidas em concursos públicos deve ser igual à quantidade de cargos ou empregos públicos vagos no órgão ou entidade. Em relação ao preenchimento dos cargos, 96% dos participantes defendem a obrigatoriedade da nomeação de todos os aprovados dentro do número de vagas fixadas pelo edital do concurso. Esses são resultados da última enquete promovida pelo DataSenado, que avaliou a opinião dos participantes sobre mudanças na lei que trata de concursos públicos (PEC 29/2016).

grafico 1 concursos publicos

grafico 2 concursos publicos

Os internautas opinaram ainda sobre a possibilidade de abrir novos concursos públicos enquanto ainda houver candidatos aprovados em concurso anterior, que esteja dentro do prazo de validade. Cerca de quatro em cada cinco participantes opinaram que deve ser proibido abrir novos concursos em casos como este.

grafico 3 concursos publicos

Questionados também sobre a realização de concursos públicos exclusivamente para formação de cadastro de reserva, a maioria dos participantes (72%) se mostrou contrária a essa prática, dizendo que deve ser proibida.

grafico 4 concursos publicos

A enquete, realizada em parceria com a Agência Senado, ficou disponível no portal do Senado na internet entre os dias 16 de janeiro e 15 de fevereiro. Nesse período, foram recebidas 780 respostas.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.