Considerar doloso o homicídio causado por condutor de veículo em más condições
Na primeira quinzena de junho, o DataSenado realizou enquete para identificar a opinião dos internautas sobre a possibilidade de considerar doloso o homicídio causado por condutor de veículo em más condições de segurança. Dos 2.657 internautas que votaram no site do Senado, entre os dias 02 e 15 de junho, mais de 75% manifestaram-se a favor da proposta, enquanto 24% votaram contra.
O PLS 38/2012, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), tem por objetivo alterar a Lei nº 9.503 (Código de Trânsito Brasileiro), para dispor que praticar homicídio culposo na direção de veículo gera prisão de três a seis anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir, estabelecendo o dolo eventual do condutor embriagado, com veículo sabidamente em péssimas condições ou em velocidade superior à permitida e que venha a causar a morte de alguém.
Número de votos: 2.657
Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.