Maioria dos internautas acredita que a escola tem papel importante na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo

Em atenção ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (03/07/2023), o Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião de internautas sobre dois projetos de Lei que buscam combater a discriminação racial por meio de alterações nos currículos escolar e de treinamento de agentes de segurança.
07/08/2023 16h43

Em atenção ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (03/07/2023), o Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião de internautas sobre o Projeto de Lei n° 288, de 2022, que obriga os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio a abordarem o combate ao racismo.

Nesse sentido, nove a cada dez participantes (89%) concorda com a inclusão do combate ao racismo nos currículos escolares, sendo que oito a cada dez (81%) concordam totalmente com esta proposta.

A grande maioria dos respondentes (94%) concorda que a escola tem um papel importante na promoção da igualdade racial, sendo que 70% concordam totalmente com esta afirmação.

Quando questionados se gostariam de ver outros tipos de mensagens de conscientização em livros didáticos como, por exemplo, sobre bullying e saúde mental, a ampla maioria dos participantes (92%) se mostrou favorável e apenas uma minoria (3%) se mostrou contrária.

Pouco mais da metade dos participantes (65%) não possui filhos. Entre os que possuem filhos (35%), a maioria (54%) informou que seus filhos frequentam ou frequentaram escolas públicas na maior parte do tempo, enquanto os demais (46%) informaram que os filhos estudam ou estudaram em escolas particulares.

O Instituto DataSenado também avaliou a opinião de internautas sobre o Projeto de Lei n° 5245, de 2020, que determina a inclusão de conteúdos relacionados a direitos humanos, combate ao racismo, à violência de gênero e às demais formas de discriminação nos cursos voltados para policiais, bombeiros e vigilantes.

 

Em relação a este projeto, quase nove a cada dez participantes (88%) concorda com a inclusão deste conteúdo nos cursos voltados para policiais, bombeiros e vigilantes, sendo que mais de sete a cada dez (76%) concordam totalmente com esta proposta.

Em relação ao combate ao racismo em particular, a maioria dos respondentes (70%) acredita que a inclusão destes conteúdos conseguirá de fato reduzir o racismo e discriminação racial por parte das forças de segurança.

A enquete contou com 37 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 1° de julho a 3 de agosto  de 2023.

 

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.