Maioria de internautas apoia obrigatoriedade de publicação dos trabalhos de conclusão de curso superior

Resultados de enquete realizada pelo DataSenado mostram que maioria de respondentes apoiam a publicação compulsória dos trabalhos de conclusão de cursos superiores. Para 61%, o empenho dos alunos na produção acadêmica vai melhorar, com a aprovação da medida.
14/04/2020 09h00

A publicação compulsória dos trabalhos de conclusão de cursos superiores realizados no Brasil recebeu apoio de 61% dos participantes de enquete realizada pelo DataSenado em fevereiro. Por outro lado, para 34% dos internautas, a publicação não deve ser imposta. A exigência é objeto do Projeto de Lei nº 6473/2019.

 

 

Na hipótese de a proposta ser aprovada, 60% dos participantes acreditam que o empenho dos alunos na produção acadêmica vai melhorar, enquanto 34% acham que o empenho vai permanecer igual. Para 4% dos participantes, o empenho dos alunos vai piorar.

 

 

Entre os objetivos do Projeto de Lei nº 6473/2019, está o combate a práticas desonestas e fraudulentas na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. Para 68% dos respondentes, a publicação compulsória vai contribuir para esse propósito.

 

 

Além disso, 53% dos respondentes acham que o controle da sociedade sobre a qualidade das instituições de ensino vai ficar mais fácil com a publicação de trabalhos de conclusão de cursos. Por outro lado, 35% acham que não vai fazer diferença e 7% acham que vai ficar mais difícil.

 

 

A enquete contou com 109 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado entre os dias 4 de fevereiro e 4 de março de 2020.

 

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.