Mais de 90% dos internautas concordam com a gratuidade de inscrição em concursos públicos para doadores de sangue

Na última enquete promovida pelo DataSenado, mais de 90% dos participantes votaram a favor do PLS 503/2017, que determina a gratuidade de inscrição em concursos públicos para cargos federais a candidatos que sejam doadores de sangue. Nove em cada dez acham que os estoques de sangue vão aumentar com a aprovação do projeto.
09/02/2018 16h20

A última enquete realizada pelo DataSenado avaliou a opinião de internautas sobre o projeto de lei em tramitação no Congresso (PLS 503/2017) que determina a gratuidade de inscrição em concursos públicos para cargos federais a candidatos que sejam doadores de sangue. A maioria dos respondentes (92%) se mostrou favorável à proposta.

 

isencao_concurso_g1.jpg

 

A justificativa da proposta é a falta de sangue nos estoques dos bancos em todo o país. Quando perguntados sobre o que aconteceria caso o PLS 503/2017 seja aprovado, aproximadamente nove em cada dez responderam que os estoques dos bancos de sangue aumentariam.

 

 

De acordo com o texto do projeto, para adquirir o direito de isenção do pagamento da taxa de inscrição, os cidadãos(ãs) devem realizar doações de sangue por quatro semestres consecutivos. Quase metade dos respondentes acham que esse período dever ser menor que quatro semestres, enquanto que 24% concordam com o período de quatro semestres e 21% acham que as doações têm de ser feitas por mais de quatro semestres consecutivos.

 

 

Em relação à periodicidade das doações, a maioria dos respondentes (39%) concorda com a proposta do PLS 503/2017 de que as doações devem ocorrer semestralmente. Um quarto dos participantes acha que deveriam ser trimestralmente e outros 23% acreditam que a periodicidade das doações deveria ser anual. Apenas 4% responderam que as doações devem ocorrer a cada dois anos.

 

 

A enquete, realizada em parceria com a Agência Senado, ficou disponível no portal do Senado na internet entre os dias 2 e 31 de janeiro. Neste período, foram recebidas 1.117 respostas.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.