Perguntas Frequentes
1 - Como posso saber se a Biblioteca do Senado Federal tem um determinado livro, revista ou recurso eletrônico?
Faça uma pesquisa nas bases de dados da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional (RVBI), que por consistir em um catálogo coletivo de 12 bibliotecas do Distrito Federal, disponibiliza majoritariamente apenas referências bibliográficas e não o texto completo dos documentos.
Para realizar a busca somente no âmbito da Biblioteca do Senado, acesse o catálogo e escolha a base SEN. Ademais, se desejar visualizar a referência completa do documento, clique no número localizado à esquerda do campo Autor.
Os registros recuperados após a pesquisa e pertencentes ao acervo da Biblioteca do Senado poderão ser consultados no local. Se for de seu interesse, solicite uma pesquisa ou cópias de artigos de periódicos e/ou capítulos de livros para: biblioteca@senado.leg.br.

Ressalta-se que os recursos eletrônicos (bases de dados nacionais e internacionais e periódicos eletrônicos) estão disponíveis apenas aos usuários internos.
2 - Por que todo o acervo da Biblioteca não é disponibilizado em texto integral na Biblioteca Digital?

Em primeiro lugar, existe o respeito à Lei de Direitos Autorais, que deve ser respeitada. Para que um texto seja disponibilizado em texto integral na Internet é necessário que os direitos autorais já estejam expirados ou que o autor e editor autorizem sua divulgação. Além disso, mesmo que as publicações já estejam em domínio público ou com os direitos cedidos é necessário realizar uma seleção dos documentos a serem digitalizados, pois esse é um processo caro.

3 - Posso acessar as bases de dados nacionais e estrangeiras que a Biblioteca assina?

O acesso a determinadas bases ocorre mediante o reconhecimento de IP (você deverá estar conectado à Rede do Senado Federal) ou por meio de senha.  As senhas são fornecidas exclusivamente aos senadores e aos servidores do Senado.

4 - O que é o serviço de Atendimento Virtual?

São breves informações sobre a Biblioteca, baseadas nas dúvidas mais frequentes apresentadas pelos usuários. Para orientações e esclarecimentos aqui não listados, utilize o e-mail da biblioteca mencionado em diversas opções da sua página: biblioteca@senado.leg.br.

5 - Posso ter acesso ao texto integral do Código Civil?
Sim. O Código Civil e outros códigos brasileiros estão disponíveis com todas as atualizações no site da Presidência da República, no endereço:http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/codigos-1
Clique no número da Lei para visualizar o texto do código escolhido.
6 - Como posso solicitar a exposição de motivos de leis?
Para obter a exposição de motivos/justificação de uma lei, contate a Coordenação de Arquivo do Senado Federal.
Telefones: (61) 3303-3425, 3303-4076
Fax: (61) 3303-3646
7 - Posso renovar e reservar livros pela Internet?
Sim, desde que pertença a um dos grupos a seguir: parlamentares (Senadores e Deputados Federais), servidores ativos e inativos do Senado Federal, consultores legislativos e de orçamento da Câmara dos Deputados, estagiários do Senado Federal e representantes de Bibliotecas sediadas no Distrito Federal; e esteja devidamente cadastrado na Biblioteca do Senado.
A renovação de livros pela Internet só é permitida se não houver reservas para os mesmos e se as obras não estiverem em atraso. Caso o empréstimo esteja vencido, é necessário ir pessoalmente à Biblioteca. As reservas só podem ser feitas para publicações que estiverem emprestadas.
8 - A biblioteca faz doação de livros publicados pelo Senado Federal?
Não. Os livros publicados pelo Senado Federal são vendidos, a preço de custo industrial, pela Livraria do Senado Federal, órgão subordinado à Coordenação de Edições Técnicas.
Fax: (61) 3303-4258
Telefone: (61) 3303-3575, 3303-4755
9 - Como posso doar livros para a Biblioteca do Senado Federal?
A Biblioteca do Senado Federal recebe doações de livros, obedecendo a sua política de seleção e aquisição. A doação de obras impressas requer o preenchimento doTermo de doação de publicações para a Biblioteca, que deverá ser encaminhado com o(s) livro(s) ao endereço:
Serviço de Desenvolvimento de Coleções - Sedeco
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Senado Federal -  Palácio do Congresso, Anexo II  -  Térreo
Brasília - DF - CEP: 70165-900
Telefone: (61) 3303-4378
10 - Como posso obter cópias de documentos de meu interesse?

A Biblioteca do Senado Federal está autorizada a fornecer cópias de artigos de periódicos e de capítulos de livros, mediante o pagamento antecipado via transferência ou depósito bancário para a Conta Única do Tesouro Nacional. O valor de cada página copiada é de R$0,30. Não é permitida cópias de livros na íntegra, em cumprimento à legislação de direitos autorais vigente no Brasil.

11 - Como posso saber se a Biblioteca tem um determinado livro ou outro documento em formato digital?

Acesse a Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) e faça uma pesquisa. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, sendo o acesso e o download gratuitos. A BDSF contém textos integrais de livros, obras raras, artigos de revistas e de jornais, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

12 - Quais os dias e horários de atendimento da Biblioteca do Senado Federal?

De segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 9h às 18h30.

13 - Como realizo pesquisas na página da Biblioteca na Internet?

Para efetuar pesquisas no catálogo da RVBI, acesse o sítio do Senado Federal: http://www.senado.leg.br/ e clique na opção BIBLIOTECA (ao final da página). No menu principal, escolha a opção PESQUISA. Escolha entre as opções de busca, que independem de cadastro: Rede Virtual de Bibliotecas - RVBIBiblioteca Digital do Senado Federal - BDSF.

14 - O usuário externo pode utilizar os livros do acervo da Biblioteca do Senado Federal?

Sim. O acervo da Biblioteca do Senado Federal é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Uma equipe especializada de bibliotecários está preparada para atender os usuários, orientando-os na busca e recuperação de informações, tanto nas bases de dados da Biblioteca quanto em outras fontes de informação.

15 - Posso retirar por empréstimo livros do acervo da Biblioteca do Senado Federal?

O empréstimo domiciliar de livros é permitido aos parlamentares (Senadores e Deputados Federais), servidores ativos e inativos do Senado Federal, consultores legislativos e de orçamento da Câmara dos Deputados, estagiários do Senado Federal e representantes de Bibliotecas sediadas no Distrito Federal.

16 - Qual é a diferença entre a pesquisa nas bases de dados da Rede RVBI e a pesquisa na Biblioteca Digital do Senado Federal?

Nas bases de dados da RVBI você tem acesso às referências bibliográficas das publicações. Em alguns casos, é possível, também, acessar o texto integral. Na maioria das vezes, para ter acesso aos documentos é necessário ir pessoalmente à Biblioteca para consultar as obras. Na Biblioteca Digital, os documentos estão disponibilizados em texto completo, pois já estão em domínio público ou já possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários.

17 - Como posso ter acesso gratuito e texto integral ao texto da Constituição do Brasil?
Há 9 opções:
1. E-book para tablets, celulares e computadores. Para abrir o livro digital é necessário ter um aplicativo capaz de ler arquivos ePUB, como Stanza, iBooks, Kindle ou outros: http://bit.ly/C88-epub
3. Em PDF com texto em inglês: http://bit.ly/C88-english
4. Texto completo na web: http://bit.ly/C88-web
5. Em papel. Exemplares são vendidos pela Livraria do Senado nos formatos livro, separata e tabloide: Informações: (061) 3303-3575 / http://bit.ly/C88-papel
6. Texto original de 1988 e todas as emendas aprovadas desde então: http://bit.ly/C88-emendas
7. Em áudio: http://bit.ly/C88-audio
8. Em CD-ROM. Neste caso, como há custo para produção, o exemplar é cobrado: http://bit.ly/C88-cdrom
9. Em Braille. Distribuída gratuitamente pelo Senado para entidades especializadas. Informações: (061) 3303-3776 / http://bit.ly/C88-braille

 

18 - Como posso obter cópia de uma legislação?