Descrição

26/10/2018 11h55

Senador Paulo Paim

 

Paulo Paim exerceu seu primeiro mandado de deputado federal, eleito pelo PT, na Assembleia Nacional Constituinte. Operário e líder sindical, iniciou sua militância política ainda estudante, presidindo grêmios estudantis de seus colégios. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS), em dois mandatos consecutivos. Participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e foi secretário-geral e vice-presidente da entidade, no período de 1983 a 86.

Na Constituinte, atuou como titular da Comissão da Ordem Social, da Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos, e, como suplente, na Comissão da Organização do Estado e na Subcomissão dos Estados. Apresentou 183 emendas - 18 foram aprovadas integralmente e 35 parcialmente.  Foi um dos constituintes com maior frequência, presente em mais de 95% das votações.

O depoimento do senador Paim, para o Projeto de História Oral comemorativo dos 30 anos da Constituinte e da Constituição, foi gravado em seu gabinete do Senado pela equipe do Serviço de Arquivo Histórico (SEAHIS) da Coordenação de Arquivo (COARQ).

Sem edição de conteúdo, o material está disponível em áudio e vídeo, dividido em cinco blocos. Degravado pela equipe da Secretaria de Registro e Redação Parlamentar da Secretaria Geral da Mesa (SGM), pode também ser lido na íntegra aqui.