Descrição

26/10/2018 11h55

Senadora Lídice da Mata

 

Na Assembleia Nacional Constituinte a senadora Lídice da Mata exerceu seu primeiro mandato de deputada federal, eleita pelo PMDB da Bahia.  Foi membro titular da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantia das Instituições, da Subcomissão do Sistema Eleitoral e Partidos Políticos, suplente da Comissão de Sistematização e da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher. Apresentou 196, 20 foram aprovadas integralmente e 11 parcialmente.

Integrou a chamada Bancada do Batom, suprapartidária, que reunia 26 deputadas, eleitas por 16 estados, de distintos partidos. Atuando em parceria com movimentos sociais, a Bancada do Batom criou a Tribuna Livre que, durante o processo Constituinte, abriu o Congresso Nacional para debates e manifestações da sociedade civil. Unidas, as deputadas constituintes conseguiram aprovar 80% das três mil emendas apresentadas por elas, com destaque para definição da igualdade jurídica.

Sem edição de conteúdo, o depoimento está disponível em áudio e vídeo, dividido em cinco blocos. Degravado pela equipe da Secretaria de Registro e Redação Parlamentar da Secretaria Geral da Mesa (SGM), pode ser lido na íntegra, aqui.