Senado Federal recebe servidores da Câmara Municipal de Ipatinga (Minas Gerais)
A pedido do Gabinete do Senador Rodrigo Pacheco, a Coordenação de Arquivo de Arquivo do Senado Federal (COARQ) recebeu, na terça-feira (21) e na sexta-feira (24), os servidores da Câmara Municipal de Minas Gerais, responsáveis pela gestão de documentos dessa instituição.
A equipe do Senado preparou uma visita técnica em que foi apresentado, inicialmente, o organograma da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação (SGIDOC). A partir disso, os Chefe de Serviço e o Gestor Assistente de Núcleo explicaram as atribuições de cada setor, demonstrando como a gestão documental é aplicada na Casa. Nesse sentido, foi destacado que, desde 2015, os documentos administrativos do Senado são digitais e geridos pelo SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos).
Essa documentação, após cumprir seu prazo de guarda no arquivo corrente, pode ser transferida ao Serviço de Gestão do Arquivo Intermediário (SEGAI), a fim de aguardar o cumprimento dos prazos prescricionais ou precaucionais; recolhida ao Serviço de Gestão do Arquivo Permanente (SEGAP), quando estiver associada à preservação da memória e da história do Senado Federal; ou eliminada, quando estiver desprovida de valor para guarda.
Outros conteúdos apresentados foram o Archivemática e o AtoM (Arquivo Digital do Senado Federal), ferramentas que apoiam a gestão de documentos e de processos, bem como a preservação digital e a difusão na Casa. De acordo com Tiago Cortes, Gestor Assistente do Núcleo de Gestão de Sistemas Arquivísticos e Preservação de Documentos Digitais (NGAPD),
— O RDC-Arq (Repositório Arquivístico Digital Confiável) não é somente um conjunto de softwares, já que ele abrange as práticas, as políticas e as pessoas da instituição. O foco não são apenas as soluções tecnológicas, mas é um todo interligado que compreende os softwares e os hardwares do Senado — explicou.
No fim da visita, a equipe da COARQ distribuiu réplicas de documentos custodiados pela instituição e exemplares do Arquivo S, projeto realizado entre o Arquivo do Senado Federal e a Secretaria de Comunicação (SECOM).
Visitas ao Arquivo
Para agendar uma visita, basta enviar um e-mail para arquivo@senado.leg.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 17h. É possível, também, solicitar pesquisas pelo mesmo endereço.
A visita virtual é ainda mais fácil, basta acessar o Arquivo Digital do Senado Federal (ADSF).
TEXTO PUBLICADO EM OUTUBRO DE 2025