Coordenação de Arquivo do Senado Federal recebe a Professora Cristina da Silva Cunha
A Coordenação de Arquivo do Senado Federal (COARQ) recebeu, na segunda-feira (17), a professora Cristina da Silva Cunha. Autora do livro “Resgatando manuscritos do século XIX: educação pública na Bahia”, Cunha também é Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é Doutoranda na mesma instituição e professora de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Durante a visita, além da ida ao Núcleo de Preservação de Acervos Físicos (NPRESERVA), foram apresentados alguns documentos originais: entre eles, destacam-se o Autógrafo da Resolução, de 29-08-1851, sobre reforma do ensino primário e secundário do Município da Côrte; e a Autorização para reforma do ensino primário e secundário no Município da Corte, de 09-09-1851. Ambos referentes ao estado da Bahia.
Para Alexandre Alves, servidor do Serviço de Pesquisa e Difusão do Acervo (SEPDIF),
- Há visitas ao Arquivo que parecem que nós somos os visitantes, pelo tanto de coisas novas que aprendemos. Eu, por exemplo, não sabia que, com base em uma simples caligrafia, poderíamos identificar uma mudança no estado emocional de alguém – explicou.
De acordo com Suelen Dal Osto, servidora do Serviço de Gestão do Arquivo Permanente (SEGAP),
- É ótimo encontrar profissionais que também gostam de documentos manuscritos. No caso da Cristina, conversamos sobre as inclinações das letras registradas nos encadernados do Império e acerca das assinaturas, em especial as de Dom Pedro II. A seleção de documentos, também, foi pontual, tendo em vista a pesquisa de Doutorado em andamento da professora.
Visitas ao Arquivo
Para agendar uma visita, basta enviar um e-mail para arquivo@senado.leg.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 17h. É possível, também, solicitar pesquisas pelo mesmo endereço.
A visita virtual é ainda mais fácil, basta acessar o Arquivo Digital do Senado Federal (ADSF).