Biografia - Senador Fernando Collor


Fernando Collor de Mello nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1949, filho de Leda Collor e de Arnon Afonso de Farias Mello (1911-1983), deputado federal em 1950 e governador de Alagoas de 1951 a 1956. Seu avô materno, Lindolfo Collor, também deputado federal pelo Rio Grande do Sul de 1923 a 1926 e de 1927 a 1930, foi um dos principais líderes da Revolução de 1930 e durante o governo provisório de Getúlio Vargas organizou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio do qual foi titular até 1932.

Collor formou-se em economia. E em Maceió atuou como jornalista à frente do jornal Gazeta de Alagoas, em 1973, quando assumiu os negócios da família nas Organizações Arnon de Mello.

Iniciou carreira política como prefeito nomeado de Maceió em 1979 e três anos depois foi eleito deputado federal pelo PDS (Partido Democrático Social), assumindo no ano seguinte.

Em 1986, ganhou a eleição para governador Alagoas pelo PMDB com apoio de ampla aliança que incluía dissidentes do PDS ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e beneficiou-se dos resultados positivos iniciais do Plano Cruzado, implementado em fevereiro de 1986 pelo governo federal para estabilizar a economia. Sua campanha teve como eixo promessas de combate à corrupção e aos “marajás”, servidores estaduais de Alagoas que ganhavam salários muito altos, superiores ao limite constitucional da remuneração dos ministros do STF. Collor venceu com 42% dos votos e durante a sua gestão ganhou popularidade nacional.

No plano nacional, Collor apresentou-se como opositor intransigente do presidente José Sarney (1985-1990), cujo governo enfrentava uma situação de isolamento político e impopularidade. Durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), que, entre outros pontos, fixou a duração do mandato do presidente Sarney, Collor foi o único dentre 21 governadores do PMDB a defender os 4 anos de mandado para Sarney.

Encerrada a Constituinte, Collor candidatou-se à presidência em 1989 pelo PRN (Partido da Reconstrução Nacional) e derrotou Luiz Inácio Lula da Silva do PT (Partido dos Trabalhadores) no segundo turno das primeiras eleições diretas para presidente do Brasil sob a nova Constituição. Assumiu como sucessor do presidente José Sarney como o 32º presidente do Brasil, o mais jovem, aos quarenta anos de idade. Foi o primeiro presidente eleito por voto direto após o regime militar (1964-1985), desde Jânio Quadros, em 1960. Collor foi ainda o primeiro presidente a ser afastado temporariamente por um processo de impeachment na história do país, antes de renunciar.

Seu governo foi marcado pela adoção do Plano Collor, pela abertura do mercado nacional às importações e pelo início de um programa nacional de desestatização. Assumiu adotando medidas econômicas drásticas, como o bloqueio dos saldos das contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. O "confisco", como ficou conhecida a medida, foi proposto pela então ministra da economia, Zélia Cardoso de Mello e sua equipe de economistas.

Em seus primeiros atos como presidente, assinou cinco medidas provisórias e quatro decretos, referentes à redução do número de ministérios, à demissão de servidores públicos e à venda de imóveis do patrimônio federal. No dia seguinte à posse em 15 de março de 1990, anunciou seu Plano de Estabilização Econômica, ou Plano Brasil Novo, que ficaria conhecido como Plano Collor. Seus objetivos centrais eram combater a inflação e reduzir o déficit público, criando, segundo seus mentores, as condições para o Brasil ingressar no chamado Primeiro Mundo.

As principais medidas adotadas foram: a extinção de 24 empresas estatais, com a demissão dos respectivos funcionários que não estivessem protegidos pelas regras da estabilidade; a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); o aumento da taxação sobre os lucros do setor agrícola e o fim dos subsídios à exportação não garantidos no texto constitucional; a reintrodução do cruzeiro como moeda nacional, em substituição ao cruzado novo, criado no governo anterior; o congelamento de preços e salários, que passariam a ser reajustados conforme índices de inflação prefixados; o fim dos títulos ao portador e dos cheques ao portador de valores acima de um teto determinado; a flutuação do câmbio segundo as tendências do mercado; a redução da presença do Estado na economia por meio da privatização de empresas estatais; e a abertura econômica para o exterior, com a redução progressiva das alíquotas de importação.

Em abril de 1992, Pedro Collor, irmão do presidente, denunciou o que chamou  do "esquema PC" de tráfico de influência e irregularidades financeiras, organizado por Paulo César Faria, ex-tesoureiro da campanha do irmão.

Em 2 de outubro de 1992, Fernando Collor foi afastado temporariamente da presidência da República em decorrência da abertura de processo de impeachment na Câmara dos Deputados. Renunciou ao cargo de presidente em 29 de dezembro, horas antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade. Teve seus direitos políticos cassados, tornando-se inelegível por oito anos. Mais tarde, em 1994 e 2014, foi inocentado em dois processos pelo Supremo Tribunal Federal.

Nas eleições de 2002, disputou o governo de Alagoas e não foi eleito. Quatro anos mais tarde, concorreu para o Senado em 2006, assumiu em 2007, após mais de 10 anos afastado da política, reelegendo-se em 2014 e assumindo em 2015.

 

Dados Biográficos

Nome completo: Fernando Affonso Collor de Mello

Nascimento: 12/08/1949

Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ

Profissões e Atividades: Economista, Empresário

 

Atuação Política:

Mandato

Início

Fim

Prefeito -AL

 

1979

1982

Deputado Federal - AL

1983

1987

Governador -AL

1987

1989

Presidente da República

1990

1992

Senador - AL

2007

Senador - AL

2015

 

Fontes:

Portal do Senado:

https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/4525

“Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988” – Senado Federal

http://www6g.senado.gov.br/apem/search?smode=advanced

Verbete “Fernando Collor da FGV/CPDOC em

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/collor-fernando