Dados

Cenários e premissas fiscais (21/01/2022)

Apresenta os dados da última revisão dos cenários fiscais da IFI, para os próximos anos, bem como as premissas utilizadas nas projeções.

Créditos extraordinários da União destinados ao enfrentamento da Covid-19 (24/02/2022)

A tabela de créditos extraordinários destinados ao enfrentamento da Covid-19 mostra o acompanhamento que a IFI tem feito em relação: (i) à natureza dos gastos - primários ou financeiros; (ii) à responsabilidade da execução - aplicação direta pela União ou transferência a outros entes; (iii) às fontes de financiamento - anulação de despesas, recursos da conta única ou emissão de títulos da dívida; e (iv) ao impacto fiscal das medidas.

Gastos Tributários (01/02/2022)

Os gastos tributários, também conhecidos como benefícios tributários, visam, por meio da desoneração tributária, alcançar determinados objetivos econômicos ou sociais. Incluem-se nessa categoria apenas as desonerações que representam desvio em relação à estrutura básica do tributo. A título de exemplo, a faixa de isenção do imposto sobre a renda da pessoa física não se caracteriza como gasto tributário, pois visa adequar o imposto ao esperado atributo da progressividade. Já a dedução de despesas com saúde e educação corresponde a uma modalidade de gasto tributário.

As tabelas que seguem informam as perdas de receita da União advindas dos gastos tributários, de acordo com cálculos feitos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A primeira tabela mostra a evolução agregada dessas perdas para o período 2011-2017. Já as outras três oferecem dados mais desagregados. A segunda informa o gasto tributário por região; a terceira, por modalidade de gasto tributário; e a quarta, por tipo de tributo. Uma exposição sobre gastos tributários e dados disponíveis pode ser vista no RAF nº 16, de maio de 2018, páginas 32 a 42. O texto está disponível em:

http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/541284/RAF16_MAIO2018.pdf

Hiato do produto (22/03/2022)

O hiato do produto é um indicador sobre o estado dos ciclos econômicos que corresponde à diferença (percentual) entre o produto observado e o produto tendencial (ou potencial). Os valores negativos indicam o quanto a economia está operando abaixo da sua tendência (ou do seu potencial) que, por sua vez, sugere um maior ou menor grau de ociosidade de fatores produtivos; ao passo que os valores positivos são indicativos do quanto a economia está operando acima da sua tendência (ou potencial). A metodologia de estimação está detalhada no Estudo Especial n. 4 da IFI Hiato do Produto na Economia Brasileira: Estimativas. Disponível no link:

http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/536764/EE_04_2018.pdf

- Indicadores de nível adequado das reservas internacionais (08/02/2022)

Os indicadores de adequação de reservas internacionais quantificam o excedente dessas reservas em relação ao nível considerado adequado, de acordo com critérios prudenciais. Nesse sentido, as reservas atuam como espécie de seguro contra riscos advindos de crises externas, com seus efeitos perniciosos sobre a economia do país.

Existem diferentes métricas e seus respectivos níveis de adequação. As diferenças se devem à abrangência das variáveis considerados nos respectivos cálculos. O Estudo Especial nº 1, da IFI, páginas 5 a 16, explica e comenta cada um desses indicadores, além de apresentar séries temporais e comparações com outros países em desenvolvimento. O texto está disponível em:

http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529487/EE_Reservas_Internacionais.pdf?sequence=1

As tabelas que seguem mostram doze métricas distintas, separadas em quatro grupos, sempre acompanhadas de gráficos. Ao final, há uma tabela com a síntese dos resultados. Algumas métricas requerem dados trimestrais, disponibilizados com alguma defasagem. A apresentação das tabelas procura ser autoexplicativa, mas, em caso de dúvida, a consulta ao referido estudo pode ser útil.

Leilões de venda com liquidação em julho (08/08/2022)

A planilha fornece informações organizadas a respeito dos leilões de títulos públicos realizados pelo Tesouro Nacional desde março de 2020. Os leilões estão separados por papel e vencimento, com respectivos totais de oferta, venda, taxa e financeiro.

Projeções da IFI (23/05/2022)

Apresenta nossas mais recentes previsões para o PIB, inflação, população ocupada, massa salarial, taxa de câmbio, Selic (nominal e real), resultado primário, resultado nominal e dívida bruta do governo geral.

Resultado Fiscal Estrutural (26/05/2022)

O resultado primário estrutural (RPE) corresponde ao resultado convencional livre do efeito do ciclo econômico e também dos eventos não recorrentes. A partir do resultado primário estrutural, é possível avaliar se a política fiscal é contracionista, expansionista ou neutra em dado período. A metodologia de estimação está detalhada no Estudo Especial n. 17 da IFI Simulações para o resultado primário estrutural do governo central. Disponível no link abaixo:

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/594656/EE17_Resultado_Estrutural.pdf

Simulação de despesas do RPPS da União para servidores civis (2020-2060) (01/08/2019)

Despesas do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores civis da União, simuladas a partir de microdados dos servidores federais, a partir de modelo criado pela IFI. Todos os detalhes metodológicos da simulação estão expostos no Estudo Especial nº 10, publicado pela IFI em 10 de julho de 2019. O Estudo pode ser consultado através do link abaixo.

http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/558845/EE_10_Impacto_PEC.pdf