Proposta de Debate

Visualização da Proposta de Audiência

Propôr um curso nivelatório, de caráter eliminatório, aos estudantes aprovados para o ensino superior a ser ministrado pelas universidades.
As propostas de universalização do acesso ao ensino superior empreendidas na última década, como o ENEM e a política de cotas, têm se mostrado fundamentais para prover uma maior acessibilidade aos cursos superiores financiados com verba pública. Entretanto, eles interferem ativamente na autonomia de gestão, que é prerrogativa de uma autarquia como são as universidades públicas. Isso vem gerando uma queda sistemática na qualidade do ensino superior e ameaçando a superioridade do setor público em relação ao privado. Caso o setor público deixe de ser referência no ensino superior, em detrimento do setor privado de ensino, corre-se o risco de, ao contrário do desejado quando propostas as iniciativas de universalização, se alcançar uma segmentação e segregação dos estudantes de universidades públicas e consequente degradação dessas instituições. Essa proposta consta de uma etapa extra nos processos seletivos dos cursos universitários que é um curso fornecido pela própria instituição que contará como parte essencial para sua aprovação. Dessa forma, a própria autarquia universitária pode regimentar quais os conhecimentos que julga necessários para seus ingressantes a fim de manter a qualidade do ensino público e - o mais importante - deve fornecê-los e também avaliá-los. Dessa forma, pode-se manter o fundamental entre os dois interesses, o de prezar pela qualidade de ensino - através da autonomia de administração dos reitores - e o de democratizar o acesso através do fornecimento, pela própria universidade, dos conhecimentos que ela julga fundamentais para fazê-lo. Se o vestibular foi considerado instrumento segregatório por selecionar pessoas através de seus conhecimentos de nível médio - por sua vez segregatórios por assimetrias da qualidade de ensino do nível médio - que a própria universidade tenha autonomia de fornecer os conhecimentos necessários para aprovar os alunos e, por conseguinte, avaliá-los.
Reitores universitários
Beneficiados dos programas de inclusão ao ensino superior para relatar suas experiências nas universidades
Professores dos cursos superiores

Número de apoios:

4

Situação:

Encerrada - Sem apoio suficiente

Data de Publicação:

12/11/2014

Data Limite:

10/02/2015

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Comissão: