Proposta de Debate

Visualização da Proposta de Audiência

Estabelecimento de parâmetros disciplinares que beneficiem a educação básica qualitativa e contribuam para a elevação do IDEB.
Projetos de lei, adequações nos pcns e normatizações que visam a melhoria da educação básica, bem como a inserção de medidas que permitam a interdisciplinaridade, a ensino em tempo integral e a oferta de atividades complementares são de fato, ações que contribuem para melhorar a educação, contudo, tudo isso perde grande efetividade se o mínimo de disciplina não for garantido em sala de aula. Não há aprendisagem sem disciplina, essa afirmação é quase que uma unanimidade entre os mestres do ensino básico. De tempos para cá, a autoridade da escola e do professor em sala de aula vem sendo diminuida ao passo de influenciar diretamente no discurso curricular do docente, literalmente, discartando horas de dedicação do profissional na formulação de seu planejamento de aula e no compromisso com o currículo ministrado. Em média, nossos docentes perdem cerca de 20 minutos na tentativa de manter o mínimo de disciplina e ordem que o permita ministrar conteúdo. O alunado, cada vez mais, percebe que a escola não tem cada vez menos meios de punição, não existe punição por baixo rendimento escolar (já que o professor e a escola são obrigados aprovar a maioria dos alunos, mesmo aqueles que claramente não são capazes), não há punição por tranferência ou expulsão (já que legalmente isso é proibido, mesmo que um único aluno interfira rotineiramente e absurdamente na educação de uma maioria. Cardápios de advertências e conselhos de psicólogos vem cada vez mais se mostrando ineficazes e os alunos percebem claramente, com isso, que podem se apoderar da desordem em sala de aula sem que muito lhe pese, e isso compromete o sucesso de qualquer sistema educacional e dos colegas que se importam com a boa aprendisagem. Tudo em exesso gera passa a ser um fator negativo, inclussive o exesso de democracia e liberdade. É preciso restabelecer a autonomia da escola e pensar em medidas que de fato, conduzam nossas crianças ao aprendizado e não a passa-las de uma série para a outra.
Cientistas políticos com pós-graduação na área de ensino.
Professores da rede pública de ensino básico de escola com IDEB considerado insatisfatório.
Diretores de escolas públicas.
Profissionais da educação de países que se destacam no mundo segundo a (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Número de apoios:

2

Situação:

Encerrada - Sem apoio suficiente

Data de Publicação:

25/09/2014

Data Limite:

24/12/2014

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