Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 5397 de 2026
(PL 5397/2026)
Autoria: Senador Esperidião Amin (PP/SC)
Ementa: Altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, para instituir a atualização anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos valores das tabelas de redução do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas.
O que é
A proposta determina a atualização anual, pelo IPCA (índice oficial da inflação), dos valores usados para reduzir o Imposto de Renda de pessoas físicas. A atualização valerá para o cálculo mensal e anual do imposto. Os novos valores deverão ser divulgados até o fim de cada ano e valerão no ano seguinte. Se o IPCA for negativo, os valores não serão reduzidos.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Trabalhadores e famílias de baixa e média renda poderão manter, em termos reais, a redução do Imposto de Renda diante da inflação.
- Contribuintes que tiverem apenas reajustes para compensar a inflação poderão ter menor risco de perder total ou parcialmente a redução do imposto.
- A tabela de redução do imposto poderá manter sua progressividade, ou seja, a cobrança poderá continuar considerando melhor a capacidade de pagamento de cada contribuinte.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
2 0
Votos apurados até 17/10/2026 18:06:04
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?