Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 5357 de 2026
(PL 5357/2026)
Autoria: Senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP)
Ementa: Dispõe sobre a avaliação das políticas públicas no âmbito da administração pública federal, com fundamento no art. 37, § 16, da Constituição Federal.
O que é
A proposta estabelece regras para que órgãos e entidades da administração pública federal façam avaliação e monitoramento regulares das políticas públicas. Além disso, determina que cada política pública seja avaliada a cada doze meses, considerando qualidade, número de pessoas beneficiadas e relação entre custos e resultados. Por fim, exige divulgação prévia do que será avaliado e posterior divulgação dos resultados em meios de comunicação, especialmente em portais do governo federal.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Maior realização de avaliações periódicas das políticas públicas pela administração direta e indireta, com divulgação ampla para a população.
- Maior transparência sobre métodos, dados e indicadores usados, permitindo que os resultados reflitam melhor a realidade das políticas públicas.
- Maior estabilidade e continuidade dos critérios de avaliação, facilitando a comparação de resultados ao longo do tempo.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 16/10/2026 02:50:08
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?