Consulta Pública
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 243 de 2026
(PLP 243/2026)
Autoria: Senador Izalci Lucas (PL/DF)
Ementa: Altera a Lei Complementar nº 235, de 27 de agosto de 2026, para afastar, em relação ao Fundo Constitucional do Distrito Federal, as vedações previstas no art. 14, de forma a preservar a sistemática legal de cálculo e atualização do aporte anual ao Fundo.
O que é
A proposta altera a legislação para garantir que o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) não seja afetado por certas limitações financeiras. Essas limitações estão relacionadas ao cálculo e atualização do aporte anual ao fundo, mesmo em situações de déficit primário do governo.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Garantia de que o FCDF continue recebendo recursos conforme a metodologia atual, sem ser afetado por novas regras que poderiam limitar seu crescimento.
- Manutenção do financiamento para serviços públicos essenciais no Distrito Federal, como segurança, saúde e educação.
- Evitar que mudanças na receita da União, especialmente relacionadas ao petróleo, impactem negativamente o cálculo do aporte ao FCDF.
- Preservação da segurança jurídica e previsibilidade orçamentária, assegurando que as regras de cálculo do fundo sejam claras e consistentes.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 20/10/2026 22:00:47
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?