Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 4913 de 2025
(PL 4913/2025)
Autoria: Câmara dos Deputados
Ementa: Dispõe sobre a emissão de atestado médico para acompanhamento de criança menor de 12 (doze) anos e assegura licença ao responsável legal, nos termos que especifica; e altera a Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
O que é
A proposta estabelece regras para a emissão de atestados médicos que permitam ao responsável legal de uma criança menor de 12 anos obter licença do trabalho para acompanhá-la em caso de doença. A proposta também altera a legislação trabalhista para garantir essa licença, preservando o vínculo empregatício e os direitos previstos em acordos coletivos.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Maior segurança para os responsáveis legais que precisam se ausentar do trabalho para cuidar de crianças doentes, sem risco de perder o emprego.
- Garantia de que as crianças receberão o cuidado necessário durante períodos de doença, o que pode contribuir para uma recuperação mais rápida e eficaz.
- Reforço da importância dos cuidados infantis em momentos de fragilidade, promovendo a saúde e o bem-estar das crianças.
- Manutenção do vínculo empregatício e cobertura previdenciária em casos de acompanhamento prolongado, assegurando proteção social ao trabalhador e à família.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 25/08/2026 22:50:27
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?