Consulta Pública
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 169 de 2026
(PLP 169/2026)
Autoria: Senador Alessandro Vieira (MDB/SE)
Ementa: Altera a Lei Complementar nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, e a Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001, para dispor sobre o compartilhamento de informações sigilosas para a avaliação da evolução patrimonial dos servidores públicos federais.
O que é
A proposta permite que a Controladoria-Geral da União (CGU) acesse informações sigilosas para avaliar a evolução patrimonial dos servidores públicos federais. Isso inclui dados financeiros e patrimoniais de órgãos públicos e instituições financeiras, sem a necessidade de autorização judicial.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Maior eficiência e rapidez na análise da evolução patrimonial dos servidores públicos, facilitando a identificação de enriquecimento ilícito.
- Fortalecimento da capacidade do governo de detectar irregularidades e combater a corrupção.
- Redução da burocracia e dos entraves judiciais que atualmente dificultam o acesso a informações essenciais para a fiscalização.
- Garantia de que as informações sigilosas serão tratadas com responsabilidade, evitando o compartilhamento indevido.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 26/08/2026 07:54:46
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?