Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 1455 de 2026
(PL 1455/2026)
Autoria: Senador Ciro Nogueira (PP/PI)
Ementa: Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para dispor sobre a autorização excepcional de trânsito de veículos de competição off-road em vias públicas para fins de deslocamento logístico em eventos oficiais.
O que é
A proposta permite que veículos de competição off-road (veículos usados em esportes como rali e enduro) possam transitar em rodovias públicas para se deslocarem entre trechos de competições ou eventos oficiais. Para isso, será necessária autorização prévia, seguro obrigatório, identificação do veículo, uso de itens de segurança e acompanhamento por veículo de apoio ou escolta. O descumprimento das regras será infração gravíssima, com multa e apreensão do veículo. O CONTRAN deverá regulamentar as regras técnicas e de sinalização.
O que diz o autor
O projeto busca resolver uma lacuna na legislação, pois hoje não há regra clara para o deslocamento desses veículos fora das áreas de competição, o que gera insegurança jurídica e dificuldades para organizar eventos. A proposta tende a incentivar o turismo esportivo, movimentar a economia local e fortalecer o esporte off-road no país. Ao mesmo tempo, estabelece regras de controle e fiscalização para garantir segurança e responsabilidade durante os deslocamentos.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
2 0
Votos apurados até 28/08/2026 18:08:26
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?