Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 147 de 2026
(PL 147/2026)
Autoria: Senadora Soraya Thronicke (PODEMOS/MS)
Ementa: Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020, para instituir mecanismos de prevenção, detecção e repressão qualificada aos maus-tratos a animais, inclusive por meio de sistemas tecnológicos de apoio à investigação, agravamento de penalidades em situações específicas e programas obrigatórios de reabilitação.
O que é
A proposta altera leis para criar mecanismos de prevenção, detecção e repressão aos maus-tratos a animais. Ela inclui o uso de tecnologia para investigações, aumenta penalidades em casos específicos e estabelece programas obrigatórios de reabilitação para infratores.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Melhoria na identificação e resposta a casos de maus-tratos a animais, com o uso de um sistema nacional de denúncias e apoio tecnológico.
- Maior responsabilização e reeducação de adolescentes envolvidos em crimes contra animais, com avaliações psicológicas e programas educativos para eles e seus responsáveis.
- Criação de um fundo para financiar ações de proteção animal, que pode fortalecer políticas públicas e campanhas educativas.
- Promoção de uma cultura de respeito à vida e interrupção de ciclos de violência, através de abordagens psicossociais e educativas.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
10 1
Votos apurados até 26/08/2026 01:00:40
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?