Consulta Pública
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 267 de 2025
(PLP 267/2025)
Autoria: Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR)
Ementa: Estabelece a não incidência do Imposto Seletivo sobre todas as exportações brasileiras, preservando a entrada de divisas e o superávit da balança comercial brasileira, bem como evitando futuros contenciosos tributários.
O que é
A proposta altera as regras do Imposto Seletivo para garantir que ele não incida sobre exportações de bens e serviços, inclusive de bens minerais extraídos no Brasil.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Exportadores de bens minerais, como minério de ferro e petróleo, não pagarão Imposto Seletivo sobre vendas ao exterior.
- Os produtos brasileiros destinados ao mercado externo poderão manter preços mais competitivos.
- A medida poderá preservar a entrada de divisas (moedas estrangeiras recebidas pelo país) e o saldo positivo da balança comercial.
- Empresas exportadoras poderão ter mais segurança jurídica e menores custos de conformidade tributária.
- O Poder Público poderá evitar disputas administrativas e judiciais sobre a cobrança do imposto nas exportações.
- O setor de petróleo e gás poderá evitar uma nova cobrança tributária sobre atividades que já recolhem royalties e participações especiais.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 15/10/2026 05:08:01
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?