Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 4438 de 2025
(PL 4438/2025)
Autoria: Senador Wilder Morais (PL/GO)
Ementa: Institui o regime jurídico da transformação de ativos imobiliários em títulos digitais intangíveis (“tokens imobiliários”), o qual abrange a emissão, negociação, custódia e registro de tais títulos, sua integração com o Sistema Nacional de Registro de Imóveis (SNRI) e a proteção aos correspondentes agentes econômicos.
O que é
A proposta estabelece um regime jurídico para transformar ativos imobiliários em tokens imobiliários (títulos digitais intangíveis). A proposta abrange a emissão, negociação, custódia e registro desses tokens, sua integração com o Sistema Nacional de Registro de Imóveis e a proteção dos agentes econômicos envolvidos.
O que diz o autor
tor: As possíveis consequências da proposta incluem:
- Aumento da liquidez e democratização do acesso ao investimento imobiliário, permitindo que mais pessoas invistam em imóveis de forma fracionada.
- Maior agilidade nas transações imobiliárias, com redução de burocracia e custos.
- Segurança jurídica para os participantes do mercado, com definições legais claras e integração do blockchain ao sistema de registro de imóveis.
- Estabelecimento de competências regulatórias claras para o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários e autoridades registrais, promovendo proteção e transparência no mercado.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
13 0
Votos apurados até 25/08/2026 04:10:12
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?