Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 4222 de 2025
(PL 4222/2025)
Autoria: Senador Romário (PL/RJ)
Ementa: Altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998 (Lei dos Planos de Saúde), para dispor sobre a obrigatoriedade de transparência nos reajustes aplicados a planos privados de assistência à saúde coletivos.
O que é
O projeto altera a Lei dos Planos de Saúde para obrigar operadoras a dar transparência nos reajustes de planos coletivos, empresariais ou por adesão. As empresas deverão fornecer extrato detalhado com critérios, variáveis e memória de cálculo, entregue com pelo menos 30 dias de antecedência. O descumprimento gera nulidade do reajuste e sanções da ANS. Beneficiários também poderão solicitar o extrato após a aplicação
O que diz o autor
Segundo o autor, a medida dá força de lei a regras já previstas pela ANS, mas pouco eficazes para coibir abusos. A proposta reforça a boa-fé e a transparência nas relações contratuais, garantindo o direito à informação dos consumidores. Espera-se reduzir reajustes abusivos e conflitos judiciais, trazendo previsibilidade e equilíbrio entre operadoras e usuários.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 23/05/2026 13:33:46
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?