Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 2197 de 2025
(PL 2197/2025)
Autoria: Senador Rogério Carvalho (PT/SE)
Ementa: Altera o Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967 (Código de Minas), para estabelecer regras para exportação de minerais portadores de elementos terras raras não beneficiados ou não transformados.
O que é
O projeto altera o Código de Minas para determinar que minerais com terras raras (grupo de 17 elementos químicos utilizados em diversas tecnologias), ouro, prata, lítio e outros minerais estratégicos só poderão ser exportados se forem beneficiados, concentrados ou processados no Brasil. Também exige que pelo menos 80% do refino desses minerais ocorra em território nacional.
O que diz o autor
A proposta busca evitar a exportação de matérias-primas sem valor agregado, fortalecer a indústria nacional e inserir o Brasil nas cadeias globais de tecnologia e economia verde. Garante maior controle sobre recursos estratégicos e reduz a dependência de países que dominam a cadeia industrial de terras raras, promovendo desenvolvimento sustentável e soberania econômica.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
10 0
Votos apurados até 26/08/2026 03:08:52
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?