Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 1374 de 2025
(PL 1374/2025)
Autoria: Senador Laércio Oliveira (PP/SE)
Ementa: Altera o art. 3º da Lei nº 13.848, de 25 de julho de 2019, para detalhar a autonomia administrativa das agências reguladoras federais.
O que é
A proposta altera a lei que trata das agências reguladoras federais. O objetivo é detalhar a autonomia administrativa dessas agências, especialmente em relação ao seu quadro de pessoal e à definição de quais atividades são consideradas finalísticas (essenciais para o funcionamento da agência).
O que diz o autor
De acordo com o autor, a proposta busca garantir que as agências reguladoras tenham recursos suficientes para realizar suas atividades essenciais. Ele acredita que, ao detalhar a autonomia administrativa e assegurar o financiamento adequado, a proposta pode fortalecer a atuação técnica e autônoma dessas agências, atrair investimentos, gerar empregos e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. O autor também defende que as agências estaduais precisam de recursos para fortalecer a regulação no Brasil.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
33 2
Votos apurados até 20/01/2026 08:24:11
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?