Consulta Pública
PROJETO DE LEI nº 1217 de 2025
(PL 1217/2025)
Autoria: Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR)
Ementa: Altera a Lei nº 15.040, de 2024, para instituir a concessão de crédito emergencial aos produtores rurais que tiveram negada a indenização do seguro rural por eventos climáticos adversos.
O que é
A proposta estabelece a concessão de crédito emergencial para produtores rurais que não receberam indenização do seguro rural devido a eventos climáticos adversos. Para acessar o crédito, os produtores devem apresentar a apólice de seguro, a negativa da seguradora e um laudo técnico comprovando os danos. O crédito terá condições especiais, como juros subsidiados, carência de 12 meses e prazo de amortização adequado ao ciclo produtivo.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- Proporcionar apoio financeiro imediato aos produtores rurais que enfrentam dificuldades devido à negativa de indenização do seguro rural.
- Priorizar o atendimento aos agricultores familiares, que são mais vulneráveis a perdas por eventos climáticos.
- Evitar que restrições cadastrais ou inadimplência impeçam o acesso ao crédito emergencial, desde que os prejuízos sejam comprovados.
- Oferecer assistência técnica gratuita para garantir o uso eficiente do crédito e a recuperação sustentável da produção.
- Contribuir para a continuidade da produção agropecuária, a estabilidade econômica no meio rural e o fortalecimento da segurança alimentar no país.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 1
Votos apurados até 11/04/2026 17:25:42
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?