Consulta Pública
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 223 de 2023
(PLP 223/2023)
Autoria: Câmara dos Deputados
Ementa: Altera a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, a fim de dispor sobre a prorrogação do prazo para o recolhimento de impostos pelas microempresas e empresas de pequeno porte, em razão de decretação de estado de calamidade pública estadual ou distrital.
O que é
O projeto propõe alterar a lei que regula as microempresas e empresas de pequeno porte para permitir que, em caso de estado de calamidade pública decretado em nível estadual ou distrital, o prazo para o pagamento de impostos por essas empresas seja prorrogado por seis meses. A medida visa dar mais tempo para que essas empresas possam se recuperar financeiramente em situações de emergência.
O que diz o autor
As possíveis consequências desse projeto são diversas:
- Para as microempresas e empresas de pequeno porte, haverá um alívio financeiro temporário, permitindo que elas tenham mais tempo para organizar suas finanças em situações de calamidade pública.
- Para a economia local, a medida pode ajudar a manter a atividade econômica e os empregos em momentos de crise, contribuindo para uma recuperação mais rápida após a calamidade.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
0 0
Votos apurados até 27/05/2026 05:30:52
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?