Consulta Pública
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 258 de 2023
(PLP 258/2023)
Autoria: Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023
Ementa: Veda a concessão de crédito, por instituição financeira pública, a pessoa jurídica cujo sócio administrador, sócio majoritário ou sócio controlador tenha sido condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato antidemocrático, e veda a sua participação em licitações ou de execução de contratos.
O que é
O projeto propõe proibir que instituições financeiras públicas concedam crédito a empresas cujos sócios administradores, majoritários ou controladores tenham sido condenados por atos antidemocráticos. Além disso, essas empresas também serão impedidas de participar de licitações e de executar contratos administrativos.
O que diz o autor
As possíveis consequências desse projeto são diversas:
- Para as empresas cujos sócios tenham sido condenados por atos antidemocráticos, haverá restrições significativas no acesso a crédito público e na participação em licitações e contratos com o governo, o que pode afetar suas operações e crescimento.
- Para as instituições financeiras públicas, será necessário implementar mecanismos de verificação e controle para garantir o cumprimento da nova regra, o que pode aumentar a burocracia e os custos operacionais.
- Para o governo, a medida pode fortalecer a integridade e a transparência nas relações comerciais com o setor privado, evitando que recursos públicos beneficiem empresas ligadas a práticas antidemocráticas.
- Para a sociedade, a proposta pode ser vista como um esforço para promover a responsabilidade e a ética empresarial, além de proteger o Estado Democrático de Direito.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Você apoia essa proposição?
Sim Não
1 1
Votos apurados até 27/08/2026 17:29:15
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?