Consulta Pública
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº 65 de 2019
(PEC 65/2019)
Autoria: Senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) e outros >
Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE), Senador Alvaro Dias (PODEMOS/PR), Senador Angelo Coronel (PSD/BA), Senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), Senador Arolde de Oliveira (PSD/RJ), Senador Carlos Viana (PSD/MG), Senador Confúcio Moura (MDB/RO), Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), Senador Eduardo Girão (PODEMOS/CE), Senadora Eliziane Gama (CIDADANIA/MA), Senador Fabiano Contarato (REDE/ES), Senador Humberto Costa (PT/PE), Senador Jayme Campos (DEM/MT), Senador Jean Paul Prates (PT/RN), Senadora Leila Barros (PSB/DF), Senador Lucas Barreto (PSD/AP), Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), Senador Luiz do Carmo (MDB/GO), Senador Marcos do Val (CIDADANIA/ES), Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), Senador Omar Aziz (PSD/AM), Senador Paulo Paim (PT/RS), Senador Paulo Rocha (PT/PA), Senador Plínio Valério (PSDB/AM), Senador Roberto Rocha (PSDB/MA), Senador Romário (PODEMOS/RJ), Senador Styvenson Valentim (PODEMOS/RN), Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB)
Ementa: Acrescenta o art. 212-A à Constituição Federal, para tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), e revoga o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
O que é
A proposta visa tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) na Constituição Federal. O FUNDEB é um fundo contábil que destina recursos para a educação básica e a remuneração dos profissionais da educação, com a participação financeira da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
O que diz o autor
As possíveis consequências dessa proposta são diversas:
- Para os Estados, Distrito Federal e Municípios, haverá uma obrigação contínua de destinar parte de seus recursos para a educação básica e a remuneração dos profissionais da educação.
- Para os profissionais da educação, a proposta pode garantir uma remuneração mais justa e melhores condições de trabalho, promovendo a valorização da carreira.
- Para os alunos da educação básica, a proposta pode resultar em uma melhoria na qualidade do ensino, com mais recursos destinados a infraestrutura e materiais didáticos.
- Para a União, haverá a responsabilidade de complementar os recursos do FUNDEB, especialmente em Estados e Municípios onde o valor por aluno não atinge o mínimo definido, o que pode exigir ajustes orçamentários.
- Para a sociedade em geral, a proposta pode contribuir para a redução das desigualdades educacionais e a promoção de uma educação de qualidade para todos.
Esta explicação te ajudou?
*Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.
Vídeos explicativos
Você apoia essa proposição?
Sim Não
198 8
Votos apurados até 09/12/2025 19:57:23
QR code


Esta e TODAS as outras proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013.

Confirma?