Ideia Legislativa
Obrigatoriedade da instalação de áreas de absorção de água da chuva, dentro dos bairros para redução nos efeitos das enchentes.
Atualmente a impermeabilização das cidades vem causando diversos problemas: aumento da contaminação da água de chuva redução da absorção da água de chuva próximo ao local onde caiu redução da recarga dos aquíferos subterrâneos enchentes devastadoras distância excessiva do ser humano à natureza
Propomos criar legislação que motive os empresários do setor imobiliário, prefeituras e outras unidades administrativas a regulamentarem formas de se reduzir as enxurradas, aumentar a contenção de água em cisternas de absorção, criar parques lineares e micro-estruturas de filtragem biológica da água de chuva além de outras iniciativas (e.g. telhados verdes absorventes e vivos) que possibilitem a redução do acúmulo de água em zonas habitadas, provocando mortes e doenças às pessoas expostas. Neste sentido a criação de "Parques de Absorção", integrados à comunidade local e oferecendo acessos de laser e contemplação, seria um primeiro passo na direção da cura de nossas cidades. Esses parques estariam bem distribuídos na cidade, criando pontos de oxigenação e reciclagem, ambientes mais acessíveis e agradáveis para que a população local pudesse desfrutar um pouco da natureza. Parques desse tipo estão se tornando lugar comum ao redor do mundo, inclusive em países em desenvolvimento, como a China (veja Qunli Park). Os atuais "piscinões" tem efeito limitado, pois além de não integrarem o ser humano ao espaço, armazenam água contaminada, apenas retardando sua chegada aos corpos d'água que irão dar outro destino a ela, sem qualquer tipo de tratamento. Os filtros biológicos são espaços onde plantas específicas crescem, que possuem capacidade de parcial ou totalmente retirar poluentes dissolvidos na água das enxurradas, que lavaram as ruas, carregando fezes de animais, restos de solventes químicos e outras impurezas.
7 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
01/03/2017
Ideia proposta por
CLAUDIO G. - SP

Confirma?