Ideia Legislativa
Fazer as eleições legislativas coincidirem com o 2º turno nas cidades com mais de 200 mil habitantes e o 1º turno nas cidades com menos.
O tempo de campanha para o legislativo é muito reduzido para que os eleitores possam escolher conscientemente os seus representantes. O custo das eleições pagos exclusivamente com recursos públicos será demasiadamente elevado enquanto os candidatos e partidos políticos dependerem quase que exclusivamente da TV para divulgarem suas ideias na mídia. As resoluções do TSE estão pouco compreendidas pela população em geral e pelo visto também pela classe política brasileira.
Eu gostaria de sugerir uma sutil mudança para que fosse agregada à reforma política que está prevista no congresso. Seria, ao meu ver, de muita utilidade que a eleição para as casas legislativas nas cidades com mais de 200 mil habitantes coincidissem com o 2º turno das eleições para o chefe do executivo, e nas cidades com menos pessoas, onde não temos duas datas para votação, a decisão ficaria prorrogada para este dia. Pois no 1º turno, quando é o caso, existem sempre mudanças de salas que acabam pegando os eleitores desprevenidos, o que torna esta votação naturalmente um pouco mais "enrolada". Além disso, já sabendo quais seriam os 2 possíveis chefes do executivo, ficaria mais consciente a escolha de qual tipo de câmara (situação/oposição) se desejará para que os eventuais eleitos interajam em seus mandatos. Outra vantagem que vejo seria a possibilidade das campanhas perdurarem menos tempo já que o prazo total para as eleições do legislativo ganhariam quase que um mês em relação ao atual sistema. É claro que isto faria o tempo de TV acabar sendo mais disputado entre os candidatos aos diversos cargos, mas a ideia seria mesmo ir eliminando a médio prazo a tamanha dependência dos políticos deste meio, forçando os candidatos a se comunicarem com seu eleitorado via internet barateando, e muito, a maneira de se fazer campanhas. já que nas próximas eleições estas serão provavelmente patrocinadas quase que na totalidade pelo dinheiro do contribuinte. Além disso, atribuindo à WEB a incumbência de ser o espaço principal onde se expõem as plataformas de governo, teríamos assim documentados em meio público e de fácil acesso os registros dos compromissos de campanha com a população. Confio no seu discernimento e capacidade de compreender que precisamos baratear os gastos públicos, e se for melhorando a qualidade dos serviços isto se torna uma solução melhor ainda. Muito obrigado.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
28/02/2017
Ideia proposta por
EMERSON T. - SP

Confirma?