Ideia Legislativa
Reforma tributária. Fim do modelo francês de tributação do consumo - IVA de 1952,cópia de 1966 pelo governo Castelo Branco.
O assunto é vasto. Tributar a produção de forma antecipada só em países pequenos. A UE é formada de paises pequenos. Por aqui, Chile, Argentina optaram por economias baseadas na agricultura e mineração. Nenhuma vontade para industrialização globalizada. O Brasil com 205 milhões de habitantes, hoje, se insistir em voltar-se para o mercado interno vai terminar como uma India. Serviços já ganha de agricultura e industria na formação do PIB prova contundente do nosso mercado de "pequenininhos" cabeleireira, manicure, já com especialização - só pé só mão, etc. O imposto de consumo antecipado gera o absurdo da industria emprestar dinheiro ao Estado e para isso vai ao banco endividar-se. Só no pais da jabuticaba. Juros é custo. Então pagamos imposto de consumo sobre os juros que vão para o custo de produção é venda. Limite do absurdo, substituição tributária o varejista nada vendeu e já pagou o imposto. O REINTEGRA/ L 12.546/11 outro absurdo.Na impossibilidade de cancelar o imposto antecipado, quando de exportação, fica para o exportador ou seja o povo é que vai bancar a exportação com a compensação na venda interna. O assunto é vasto.Travam o Brasil há 50 nos.
Brasil, 205 milhões de habitantes, 8,5 milhões de KM2. Nosso modelo de tributação do consumo deve ser baseado no modelo americano, a maior potên cia econômica mundial. Para tal é preciso ativar para valer nosso federalismo. O super poder presidencial hoje, ainda é reflexo dos medos do século XIX e que a República manteve. O Brasil hoje é uno, suas gentes, sua língua, o mesmo Deus, sua cultura, tudo nos une. Vivemos no município no Estado.A União é um ser abstrato. Ninguém mora na União. Não podemos falar com ela, nem ela conosco. As tentativas de expandir a União só nos trouxe atrasos. O Brasil não é o Uruguai, Chile, etc. Precisamos aproveitar o melhor dos americanos do norte, não o consumismo que lá é perfeitamente normal - há trabalho e renda para tal - mas sua administração federal, estadual, municipal. O que não falta para quem quiser conhecer é informação sobre a economia e administração americana. Não precisamos inventar a roda. Já foi inventada. Lá o imposto sobre o consumo é o Sales Tax - imposto sobre a venda, pago quando se compra para a destruição final(consumo final)a curto, médio ou longo prazo. Que simplicidade! Aqui, ICMS, IPI, ISS, COFINS, INSS EMPREGADOR e outros mais, Parafiscalidades, etc. uma montanha de complexidades alimentando milhões de profissionais bem pagos nos governos e iniciativa privada só para arrecadar impostos.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
28/02/2017
Ideia proposta por
RENATO J. B. - SP

Confirma?