Ideia Legislativa
Estabelecer uma limitação efetiva para os juros cobrados pelos cartões de crédito emitidos pelos Bancos e/ou Estabelecimentos Comerciais.
A falta de um limite máximo para a aplicação de juros nos créditos rotativos de cartões de crédito, que seja compatível com a previsão de inflação e contemplando uma remuneração justa aos capitais assim financiados tem levado os consumidores a um nível de endividamento que gera uma inadimplência crescente no país. Não é possível que se cobre juros em créditos rotativos de até 17% ao mês. Tal fato reduz cada vez mais o consumo em função do endividamento crescente dos cidadãos e reflete a ganância com que especialmente o sistema bancário vem atuando no mercado. Os lucros astronômicos que as instituições financeiras vêm ganhando são imorais e incompatíveis com um país em desenvolvimento como o nosso. Fico estarrecido por não ver nenhuma ação parlamentar que atue sobre esse tema tão importante para a economia do nosso Brasil.
Com a crescente concentração de renda nos sistemas financeiros do país há a geração da redução do consumo por parte da população, especialmente dos indispensáveis, como alimentação e outros itens de primeira necessidade. Numa perspectiva a curto e médio prazo é fácil estabelecer a que patamar de qualidade de vida o nosso povo será colocado. De nada adianta aplicar as diversas benesses que o governo criou, como o Bolsa-família,e outros mais, se o próprio Governo aumenta as tarifas, por exemplo, de energia elétrica que é fundamental na vida moderna,com índices muito acima da expectativa de inflação. Sem falar no dito salário mínimo e nas pensões dos aposentados que, inclusive viraram vilões da economia, quando na verdade, no caso especial dos aposentados,contribuíram para a sustentação do sistema por décadas,e agora não conseguem sequer manter seu combalido poder aquisitivo. Cumpre aos senhores, eleitos pelo povo brasileiro dar um basta nessa situação, pois do contrário acabaremos numa situação em que se questionara a real necessidade dessa representação.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
12/04/2016
Ideia proposta por
LUIZ C. G. - RJ

Confirma?