Ideia Legislativa
Tornar agravante a participação de menores em crimes, acrescentando, pelo menos, 1/4 da pena para os maiores que concorrem para o delito.
Os crimes com a participação de menores têm aumentado consideravelmente na nossa sociedade, muitos desses crimes realizados por maiores são assumidos por menores para livrar os maiores da pena. Essa situação gerou a PEC 171/93 que propõe a redução da maioridade penal em tramitação no congresso, que tem gerado muitas polêmicas.
Independente do crime cometido diretamente pelo menor ou com sua cumplicidade será aplicado o acréscimo mínimo de 1/4 da pena para o(s) maior(es) que tenha(m) concorrido para o crime, devido ao(s) mesmo(s) ser(em) responsabilizado(s) pelo aliciamento para cometer delito e pelas ações cometidas pelo menor. O acréscimo de pena poderá ser até o dobro da pena, a ser aplicada de acordo com a tipificação e gravidade do crime a ser estabelecida pelo magistrado e, quando for o caso, júri popular, ou ainda, estabelecido em lei complementar. A simples presença do menor como cúmplice do crime de qualquer natureza já agravaria em 1/4 a pena do(s) maior(es) participante(s) do crime. Essa medida visa coibir o aliciamento de menores para cometerem qualquer tipo de crime, fazendo com que os indivíduos com maioridade penal evitem ou impeçam a participação de menores, fator esse que agravará sua própria pena. Por outro lado tenta diminuir a entrada de menores cada vez mais jovens no mundo do crime, uma vez que os maiores tendem a impedir que os mesmos participem dos delitos, evitando o aumento da sua própria pena quando condenados.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
19/03/2016
Ideia proposta por
ADRIANO S. D. C. - RN

Confirma?