Ideia Legislativa
Valorização do Soldo dos Militares das FFAA e Reajuste Anual Inflacionário.
Propõe-se a criação de um mecanismo legal para atualização periódica do soldo base dos militares das Forças Armadas. A medida visa: Implementar um reajuste complementar imediato que cubra a inflação acumulada e não compensada por reajustes parciais anteriores, assegurando a irretroatividade do poder de compra e a manutenção da dignidade salarial frente ao custo de vida atualizado; Garantir que os índices de aumento concedidos aos Servidores Públicos Civis Federais sejam aplicados simultaneamente e de forma equânime aos militares e Assegurar que o soldo das praças, em especial nas graduações iniciais (Recrutas e Soldados), mantenha uma margem real acima do salário mínimo nacional.
20.331 apoios confirmados
102%
Meta de 20.000 apoios atingida

Compartilhe

Linha do Tempo

  1. Essa ideia gerou a Sugestão nº 29, de 2026. Você pode opinar sobre ela na página da Consulta Pública enquanto ela estiver em tramitação.

  2. Ideia alcançou 20.000 apoios

  3. O que pode acontecer com essa ideia?

    • A ideia pode ser adotada por qualquer senador ou deputado a qualquer momento, não importa o número de apoios que ela tenha.
    • Se a ideia receber 20 mil apoios em até 4 meses, ela será encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado para ser avaliada pelos senadores. A CDH do Senado pode transformar a ideia em proposição ou arquivá-la.
    • Essa ideia pode receber apoios até 27/08/2026.
  4. Ideia proposta por RAQUEL G. D. L. S. (PA)

    Emitir declaração de autoria de ideia

Confirma?