Compartilhe
A educação domiciliar deve ser regulamentada no Brasil?
A educação domiciliar, chamada de homeschooling, está em debate no Senado. A regulamentação pode ampliar esse gênero de ensino. Nessa modalidade, a criança é educada em casa, sob orientação dos pais ou de tutores contratados.
Os críticos da regulamentação alegam que a educação domiciliar reduz a socialização e fragiliza a proteção de crianças contra a violência doméstica. Eles questionam os resultados dessa modalidade de formação educacional. Os defensores do homeschooling discordam e afirmam que a educação domiciliar garante melhor desempenho acadêmico.
A prática não é proibida não Brasil. Em 2018 o Supremo Tribunal Federal julgou que a modalidade de ensino não é inconstitucional, mas depende de lei federal para ser implementada e reconhecida oficialmente. E você, é contra ou a favor da educação domiciliar?
No TV Senado Live, especialistas vão explicar os argumentos contrários e favoráveis. Eles vão responder as perguntas do público ao vivo. Internautas e telespectadores podem enviar perguntas e comentários pelas redes sociais da TV Senado ou pelo portal e-Cidadania
Convidado(s)
Carlos Vinícius Reis
Presidente da Associação Nacional de Educação Domiciliar
Daniel Cara
Professor da faculdade de educação da USP
- Infância e Juventude
- Família e Proteção Familiar
- Direito e Legislação
- Educação
- Justiça e Direitos Humanos
- Política e Democracia