Pesquisa inédita sobre violência contra a mulher é tema do TV Senado Live
Nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres, o TV Senado Live traz dados inéditos da 11ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, do DataSenado. Nesta sexta-feira (28), às 9h, o coordenador do Instituto de Pesquisa DataSenado, Marcos Ruben de Oliveira, e a antropóloga e líder de Políticas Públicas pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres no Instituto Natura, Beatriz Accioly, falam sobre o assunto ao vivo.
Segundo a pesquisa, mais de 3,7 milhões de brasileiras sofreram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses. Entre elas, 71% foram agredidas na presença de outras pessoas. Em muitos casos, na frente dos próprios filhos. Pela primeira vez, o levantamento investigou também a violência no ambiente digital: quase 10% das entrevistadas relataram ter sido alvo de abusos online no último ano, como mensagens ofensivas, invasão de contas e chantagem com imagens íntimas.
O DataSenado ouviu 21.641 mulheres com 16 anos ou mais, em todos os estados do Brasil, de maio a julho de 2025. No TV Senado Live, os convidados comentam os resultados da pesquisa e falam sobre os grandes desafios para assegurar a proteção das mulheres.