LIDO AO VIVO
RESPONDIDO AO VIVO
DANIELE S. A. - DF
Como profissional da educação pública, parte das vezes, para conseguir a participação da família, é necessário acionar o conselho tutelar.
10h14 - 24/04/2025
RESPONDIDO AO VIVO
SANDERSON M. N. - AP
Como garantir a participação de famílias em situação de vulnerabilidade nas decisões da escola?
19h32 - 22/04/2025
RESPONDIDO AO VIVO
LAERCIO J. J. - MS
Porque o Estado se acha no direito de incluir na escola e na educação conteúdos que ferem o Patrio Poder e à familia?
10h27 - 23/04/2025
RESPONDIDO AO VIVO
HENRY W. F. - MG
Quais são os avanços e projeções para a regulamentação do homeschooling e similares?
21h14 - 22/04/2025
DANIELE S. A. - DF
Douglas Roberto também é favorável a abordar sobre os pautas religiosas não cristãs?
11h46 - 24/04/2025
PRISCILA B. D. S. - RJ
Ótima fala de Augusto Cury. Muitos são os desafios, mas como aplicar tais propostas, quando os adultos têm a cultura de apontar os erros?
11h20 - 24/04/2025
DANIELE S. A. - DF
Ótimo direcionamento de Augusto Cury, mas como colocar em prática em salas lotadas, precárias e sem ventilação como são as nossas?
11h13 - 24/04/2025
REBECA A. M. - PA
Infelizmente nas periferias a maioria dos pais trabalha demais e tem pouco tempo para os filhos.
10h59 - 24/04/2025
DANIELE S. A. - DF
Profªa Ana Beatriz falou sobre a Orientadora Educacional, nos ajude para que todas as escolas tenham esses profissionais. O defit é enorme.
10h53 - 24/04/2025
DANIELE S. A. - DF
Excelente fala Alexandre Patury, as dificuldades e desafios vivenciados nas escolas são sintomas da falta de base moral e ética familiar.
10h32 - 24/04/2025
DENIZE F. M. - DF
Como a escola pode se tornar um espaço mais acolhedor e acessível para as famílias, especialmente em contextos de vulnerabilidade social?
10h09 - 24/04/2025
RACHEL H. S. - DF
A legislação reconhece o direito dos pais, mas na prática os professores regentes (principalmente) sentem-se livres para doutrinar, absurdo!
10h01 - 24/04/2025
EDSON G. D. R. - SP
Pai e mãe têm o dever de educar seus filhos. A escola deve ser livre de ideologias políticas e respeitar os valores da família.
09h51 - 24/04/2025
LEON D. O. M. - DF
Como fortalecer o vínculo escola-família se a participação dos responsáveis segue limitada e o trabalho docente é constantemente desvaloriza
09h30 - 24/04/2025
PERCILENE G. D. S. V. - PE
É fundamental a participação da família na escola, porém, muitas vezes a família é acusadora da escola, sem perceber os desafios do educador
09h13 - 24/04/2025
PERCILENE G. D. S. V. - PE
Seria fundamental a implementação da educação civil, moral e religiosa como pauta obrigatória nas escolas.
09h06 - 24/04/2025
CLAUDIO J. T. G. - SP
Acredito que a atual legislação, ao invés de proteger as crianças e adolescentes, os deixa vulneráveis propensos ao crime. adol.=trabalho.
07h18 - 24/04/2025
ANA C. G. F. - MG
Qual é o maior dificultador ? A família ou a escola ? E o que podemos fazer para haver uma união das duas.
21h40 - 23/04/2025
DIEGO J. A. W. - RS
De que maneira a participação da família na escola mudou nas últimas décadas e quais fatores sociais e econômicos mais contribuíram para ess
18h40 - 23/04/2025
RODRIGO J. D. S. A. - RJ
Existe alguma chance de implementar educação civil, moral e religiosa como pauta obrigatória nas escolas?
17h41 - 23/04/2025
CARLA M. D. A. D. - SP
Que papel a escola deve assumir para aproximar e engajar as famílias no cotidiano escolar dos estudantes?
16h03 - 23/04/2025
CARLA M. D. A. D. - SP
Como políticas públicas podem incentivar a participação das famílias na educação e proteger os direitos das crianças?
16h03 - 23/04/2025
CARLA M. D. A. D. - SP
De que forma o fortalecimento dos laços familiares influencia no desempenho e bem-estar dos jovens na escola?
16h02 - 23/04/2025
CARLA M. D. A. D. - SP
O que impede muitas famílias de participarem ativamente da vida escolar de seus filhos? Como mudar essa realidade?
16h02 - 23/04/2025
CARLA M. D. A. D. - SP
Como a presença das famílias na escola pode ajudar a prevenir violações de direitos de crianças e adolescentes?
16h02 - 23/04/2025
EDUARDO C. - RS
Quais são as estratégias mais eficazes para envolver as famílias nas decisões e atividades escolares, promovendo um ambiente de aprendizagem
15h28 - 23/04/2025
EDUARDO C. - RS
Como a colaboração entre famílias e escolas pode ser fortalecida para garantir os direitos educacionais das crianças e jovens?
15h28 - 23/04/2025
EDUARDO C. - RS
Quais são as principais barreiras que impedem a participação ativa das famílias na educação escolar de crianças e jovens?
15h28 - 23/04/2025
LAERCIO J. J. - MS
Porque o Estado se acha no direito de modificar a escola onde somente deveria ter aprendizado de conteúdo sadios e não de ideologias?
10h29 - 23/04/2025
LAERCIO J. J. - MS
Porque o legislador e o Estado, se acha no direito de distorcer o atendimento às crianças e adolescentes seja na escola seja na saúde?
10h26 - 23/04/2025
LUIZ Z. D. S. - DF
Aprender desde cedo a interessar-se por produzir algo para si e para a sociedade, profissão, não seria um direito inalienável da criança?
10h14 - 23/04/2025
JULIA G. D. P. D. S. - RS
Quais políticas públicas podem fortalecer os vínculos entre escola e família para garantir o bem-estar dos jovens?
09h57 - 23/04/2025
JULIA G. D. P. D. S. - RS
Como a presença ativa das famílias no ambiente escolar pode prevenir violações de direitos de crianças e adolescentes?
09h57 - 23/04/2025
THAIS F. D. S. - DF
Seria justo que a participação dos pais na escola fosse abonada no trabalho, assim como as faltas por motivo de saúde.
09h46 - 23/04/2025
THAIS F. D. S. - DF
Infelizmente, muitos pais e mães não conseguem participar ativamente da vida escolar de seus filhos devido às exigências do trabalho.
09h44 - 23/04/2025
RAFAEL G. Q. - BA
Como trazer as famílias para as escolas sem impactar no dia de trabalho dos pais ou vencendo a distância entre as escolas e as residências?
09h44 - 23/04/2025
PRISCILLA M. A. - DF
A Família é bem vinda na Escola? Os Precursores dos Direitos são bem vindos?
A Resposta Não, enquanto mãe e Membro da Comissão Autismo
08h24 - 23/04/2025
ADRIANA D. S. S. - SP
Talvez tivéssemos uma maior participação dos pais se eles fossem incluídos na rotina escolar e não só na APM
06h59 - 23/04/2025
LEONARDO M. D. S. - DF
Precisamos de mais ações pedagógicas de mediação e aproximação entre a comunidade escolar e os espaços educacionais e seus profissionais.
06h30 - 23/04/2025
LEONARDO M. D. S. - DF
Precisamos de mais ações mediadoras de aproximação e engajamento entre a comunidade escolar e os espaços educacionais e seus profissionais.
06h30 - 23/04/2025
PRISCILA B. D. S. - RJ
Em uma escola rural, de difícil acesso, como sugestiona-se manter as famílias no dia a dia da escola, além das fotos?
01h11 - 23/04/2025
RAISSA D. M. - MT
Como envolver as famílias na escola sem reforçar controle ideológico ou desviar o foco da garantia de direitos e da qualidade da educação?
01h04 - 23/04/2025
PRISCILA B. D. S. - RJ
Diante desafios de manter família participativa, como trazer a família além das reuniões e culminância, mantendo o interesse ativo?
01h03 - 23/04/2025
PRISCILA B. D. S. - RJ
Dentre as ferramentas usuais para inclusão da família na escola, visando inclusive diminuir a evasão escola, qual é considerada mais eficaz?
00h59 - 23/04/2025
EDUARDO R. N. F. - PB
A família íntegra eleva bons percentuais de pesquisas. Porquê não há um programa que inclua psicólogos na orientação básica para famílias ?
23h31 - 22/04/2025
MARCOS P. C. D. S. - SP
Como as escolas podem promover a participação ativa das famílias na garantia dos direitos de crianças e jovens, considerando os desafios soc
23h11 - 22/04/2025
ANNE K. P. M. - CE
Diante das dificuldades em manter o jovem interessado no aprendizado, como manter a família mais próxima e em parceira com a escola?
22h43 - 22/04/2025
ANNE K. P. M. - CE
Sugiro reuniões mais atrativas e acolhedoras, canais de comunicação eficiente, eventos e feiras com a família, escuta ativa, etc
22h41 - 22/04/2025
PAULO R. B. P. - RJ
Direitos devem ser preservados/ ampliados, mas e a lembrança dos deveres de crianças, adolescentes, jovens, famílias? Como balancear isso?
22h19 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
É preciso romper com a lógica que criminaliza a ausência dos pais e ignora suas condições sociais.
22h15 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
A escola pública precisa reconhecer a pluralidade das famílias e não impor padrões.
22h15 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
Como as políticas públicas educacionais têm considerado as famílias como protagonistas??
22h14 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
O que tem sido feito para capacitar a equipe gestora no diálogo com comunidades vulneráveis??
22h13 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
Há indicadores que avaliem a efetividade da participação das famílias nas decisões escolares??
22h13 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
O que impede a gestão escolar de criar canais reais e permanentes de participação familiar??
22h13 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
Como combater o modelo escolar que marginaliza famílias pobres e deslegitima seus saberes?
22h12 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
A participação das famílias não pode ser apenas protocolar ou em datas comemorativas.
22h11 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
Famílias são invisibilizadas por uma escola que ainda opera em lógicas excludentes.
22h11 - 22/04/2025
RACHEL G. S. - RJ
Como garantir o direito a educação de crianças com altas habilidades ou superdotação nas escolas?
22h07 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
Valorizar a cultura e a realidade das famílias faz parte da inclusão. Escola aberta às famílias é escola mais justa e democrática.
21h58 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
Família e escola precisam caminhar juntas, com diálogo e respeito; a participação familiar não é um favor, é direito e dever.
21h57 - 22/04/2025
MICHAEL D. B. D. A. - RN
Como aproximar as famílias da escola diante da rotina exaustiva de trabalho? Como lidar com a ausência familiar sem culpabilizar os pais?
21h56 - 22/04/2025
AMANDA S. C. - DF
Como lidar com responsáveis que não possuem estrutura, de tempo ou financeira, para manter uma boa participação na vida escolar dos alunos?
21h34 - 22/04/2025
ITACY D. D. S. H. - RJ
Como fazer a integração real das famílias nas unidades escolares brasileiras
21h33 - 22/04/2025
LEONARDO M. D. S. - DF
As escolas precisam dispor de ações pedagógicas de mediação e aproximação da comunidade escolar com os profissionais da educação.
21h32 - 22/04/2025
AMANDA S. C. - DF
Quais estratégias têm se mostrado mais eficazes na aproximação entre escola e família no cotidiano escolar, além das reuniões tradicionais?
21h30 - 22/04/2025
AMANDA S. C. - DF
Como as escolas podem criar espaços efetivos de escuta para as famílias, especialmente em comunidades com baixa participação?
21h28 - 22/04/2025
EMERSON G. D. A. - SP
Excelente proposta, devemos estar presente na educação de nossos filhos. Na escola nos os mandamos para aprender disciplinas acadêmicas euca
21h21 - 22/04/2025
DANIELLE P. F. F. D. A. - RS
O que a escola pode fazer, de forma concreta e cotidiana, para que as famílias se sintam parte real do processo educativo?
20h19 - 22/04/2025
BRITNEY B. L. Q. - SP
As escolas estão preparadas para acolher diferentes realidades familiares?
20h10 - 22/04/2025
BRITNEY B. L. Q. - SP
Quais são os principais obstáculos à participação familiar na escola?
20h09 - 22/04/2025
SANDERSON M. N. - AP
A legislação atual é suficiente para garantir a participação das famílias na escola?
19h33 - 22/04/2025
SANDERSON M. N. - AP
O que pode ser feito para que a participação das famílias tenha impacto real no cotidiano escolar?
19h33 - 22/04/2025
SANDERSON M. N. - AP
Como tornar a escola mais acessível para famílias de crianças com deficiência ou em medidas socioeducativas?
19h33 - 22/04/2025
SANDERSON M. N. - AP
Que apoio é oferecido às famílias de crianças em acolhimento institucional para manter o vínculo com a escola?
19h31 - 22/04/2025