Flora do Senado

Tamarindo ou tamarineiro

Tamarindus indica

« Anterior | Próxima »

Tamarindus indica: Tamarindo. Família: Fabaceae.

O tamarindo é uma espécie de árvore tropical originária da Índia. A origem é controversa, pois é uma espécie amplamente disseminada na África, e mesmo Madagascar é apontado como possível centro de origem, o que leva a um não consenso sobre seu centro de origem. Na Europa, era conhecida desde a Idade Média, tendo sido introduzida pelos mouros, os quais a denominavam tamar-al indi, cujo significado é "tâmara da Índia". No Brasil, foi introduzida e disseminada pelos povos escravizados e colonizadores portugueses, vindas da África, de onde provavelmente vieram as primeiras sementes.

O tamarindo é popularmente valorizado por suas propriedades medicinais, sendo utilizado na medicina tradicional para tratar problemas digestivos e inflamatórios. Na Índia, é utilizado como laxante e para lidar com náuseas de grávidas. É considerado refrigerante, depurativo e levemente laxativo, sendo usado também como laxante infantil, pois é tido como sem riscos. A infusão das folhas é considerada anti-helmíntica, e pesquisas demonstram propriedades benéficas ao fígado.

É uma árvore de crescimento lento, porém sua madeira é de boa qualidade, sendo valorizada na marcenaria devido à sua durabilidade e resistência. É utilizada na fabricação de móveis e utensílios domésticos, embora seja resistente ao aparelhamento, o que a torna difícil de trabalhar. Na culinária, o tamarindo é utilizado na produção de condimentos, molhos, doces e bebidas. Curiosamente, é matéria-prima de uma bala tradicional no estado do Rio de Janeiro, cujo consumo e comércio são regionais, restritos a este estado.

Nas religiões afro-diaspóricas, o tamarindo é consagrado a Xangô e tem forte presença em qualquer terreiro.