Flora do Senado
Abacate
Persea americana
| Próxima »
Persea americana: Abacate. Família: Lauraceae.
Persea americana, popularmente conhecida como abacateiro ou simplesmente abacate, é uma espécie de árvore nativa do continente americano, principalmente da região da Mesoamérica. De lá se tornou amplamente cultivada em climas tropicais e subtropicais ao redor do mundo devido aos seus frutos comestíveis e nutritivos.
O abacate é uma fruta rica em gorduras saudáveis, como o ácido oleico, além de conter vitaminas E, C, K e do complexo B, minerais e fibras, tornando-se um alimento altamente nutritivo. Nos últimos anos, o abacate ganhou popularidade como ingrediente em pratos culinários devido ao seu sabor cremoso e versatilidade, sendo utilizado em saladas, sanduíches, molhos, sucos pastosos e sobremesas.
Comercialmente se cultiva três variedades, que variam em tamanho, forma, cor da casca e do fruto, bem como no sabor e textura da polpa, a mexicana, cultivada no México, a Guatemalteca, em terras altas, e a antilhana, cultivada em terras baixas. No brasil a variedade predominante é a Antilhana.
Historicamente evoluiu junto com a megafauna americana, mas provavelmente a preguiça gigante, Megatherium americanum. Seus frutos eram engolidos inteiros e as sementes disseminadas com as fezes.
Cultivado desde tempos remotos como alimento na América Central e do Sul, foram encontrados restos de consumo de abacate em uma tumba de 10 mil anos no México e outra datada em 2.500 anos no Peru. Entre os maias era planta ligada a procriação, origem do nome que significava árvore-Testículo.
Inicialmente foi chamada pelos espanhóis de pera-de-jacaré, nome que perdurou até a ascenção da fruta ao mercado, quando foi necessário resgatar o nome original, evitando a conotação negativa que o primeiro nome ocidental atribuía.