Flora do Senado

Hibisco ou papoula

Hibiscus rosa-sinensis

« Anterior | Próxima »

Hibiscus rosa-sinensis: Hibisco, graxa-de-estudante, graxa-de-soldado, mimo-de-vênus, rosa-da-china ou papoula. Família: Malvaceae.

O Hibiscus rosa-sinensis, também conhecido como hibisco ou papoula, é uma planta ornamental originária da Ásia tropical e das regiões da Polinésia. Seu amplo cultivo em todo o mundo se deve à beleza de suas flores vibrantes e coloridas, que variam em tons de vermelho, rosa, amarelo, laranja, branco e até mesmo apresentam flores dobradas, variegadas e formas exóticas.

O apelido popular "graxa-de-estudante" e "graxa-de-soldado" deriva do fato de que suas folhas ou flores, quando esfregadas sobre o couro, conferem um aspecto lustroso, semelhante ao resultado obtido com graxa de sapateiro. Em 1923, o hibisco foi eleito oficialmente como flor nacional do Havaí, os havaianos acalentam superstições que atribuem ao hibisco o poder de ser “flor dos bons sonhos”.

Na Polinésia, o hibisco é amplamente utilizado para decorar ambientes e na recepção de turistas, pois acredita-se que possui o poder de promover o Espírito de Aloha, uma filosofia de vida baseada no amor e respeito profundos por si mesmo e pelos outros. Nas Américas, o hibisco também ocupa um lugar no imaginário de algumas cidades, como Barranquilla, na Colômbia, onde é conhecido como "Cayena rosa", e no estado venezuelano de Zulia, onde recebe o nome da própria província, "La flor de Zulia".

O hibisco é uma essência importante na medicina floral californiana, uma vertente norte-americana dos Florais de Bach. Embora não seja considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), suas flores podem ser consumidas in natura, cruas. Apesar de suas virtudes culinárias limitadas e usos medicinais pouco conhecidos, o hibisco possui um forte apelo simbólico, com significados culturais e religiosos.