Elementos estratégicos definidos para o ciclo de planejamento

Quais elementos compõem a estratégia da administração do Senado Federal?

A estratégia atual da administração do Senado Federal é formada pelos seguintes elementos:

  • Missão: a razão de ser da instituição, o porquê de ela existir.
  • Visão: como a instituição espera estar, ser vista, ser reconhecida daqui a alguns anos, prazo este que é definido no momento da elaboração da visão.
  • Valores: são as atitudes e comportamentos que se espera que todos os colaboradores da instituição tenham.
  • Objetivos: são elementos aspiracionais que indicam o que a organização espera atingir ou gerar após determinado espaço de tempo.
  • Resultados-chave: são resultados quantitativos ou qualitativos que indicam o atingimento dos objetivos aos quais estão relacionados.

 

Os Objetivos e Resultados-chave para o Ciclo de Planejamento 2023-2025 foram estabelecidos pelo Comitê de Governança Corporativa e Gestão Estratégica e publicados no Boletim Administrativo do Senado Federal.

 

Elementos estratégicos da administração do Senado Federal

Ato de publicação

Elementos

Vigência

 Ato nº 5 de 2015 da Comissão Diretora

Missão, visão, valores e objetivos

2023

Revisa e altera os objetivos estratégicos do plano estratégico institucional e as diretrizes para a administração do Senado Federal estabelecidos, respectivamente, nos Atos da Comissão Diretora n° 9, de 2013 e n° 1, de 2014.

Ata da 1ª Reunião de 2023 do Comitê de Governança Corporativa e Gestão Estratégica

Resultados-chave

2025

Define como elementos estratégicos, os resultados chave e os indicadores a serem acompanhados e perseguidos pela administração do Senado Federal, até janeiro de 2025.


Diante da variabilidade de cenário, cada vez maior nos últimos anos, buscou-se utilizar uma sistemática de planejamento que fosse mais simples, objetiva e flexível, a chamada OKR (Objectives and Key Results). Esta sistemática já é utilizada por grandes empresas do setor privado há alguns anos e mais recentemente começou a ser adotada por diversos órgãos e empresas públicas.

No âmbito do Senado Federal, já se tem experiências com a aplicação de OKRs em alguns planejamentos táticos e operacionais, nos projetos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, além do último ciclo de planejamento estratégico, com uma boa taxa de sucesso.

É importante destacar que os elementos estratégicos têm como intuito aumentar o foco em determinados pontos de oportunidade e melhoria identificados. Com isso, é natural que em cada ciclo da estratégia, como este que vai até o início de 2025, exista um número maior de OKRs relacionados a temas específicos.

O acompanhamento dos OKRs se dará de maneira mensal com a publicação dos resultados alcançados no mês anterior.