Coração

Cinco hospitais da rede Saúde Caixa cobram pacientes por emergências cardiológicas no DF
13/09/2024 14h00

O SIS reforça que desde maio os atendimentos em hospitais credenciados somente pelo Saúde Caixa (sem convênio direto com o SIS) no DF estão gerando cobranças de maneira particular dos honorários de hemodinamicistas e cardiologistas intervencionistas.

São eles: Santa Luzia, Santa Helena, Daher, Hospital do Coração (716 Sul) e São Francisco (Anchieta Ceilândia).

O SIS desaconselha o uso desses hospitais ou de outros não credenciados pelo SIS em emergências cardiológicas, como infarto agudo do miocárdio, cateterismo no coração e implante de stent cardiológico. Caso o beneficiário recorra a eles numa situação semelhante, deve estar preparado para pagar os honorários médicos na saída, o que pode ser muito caro, mesmo com a possibilidade de reembolso de parte do valor.

Por regra, o reembolso é negado quando o atendimento foi feito em hospitais credenciados e pago na modalidade particular. Contudo, há possibilidade de reembolso dos honorários de hemodinamicistas e cardiologistas intervencionistas se o atendimento tiver sido recebido em hospital credenciado ao Saúde Caixa, porque na nota fiscal consta o CNPJ da Interbrasília, empresa que os representa. 

Sem cobrança

Ao precisar de atenção médica por questões cardiovasculares no DF, apresente a carteira da rede própria (quadradinhos azuis) para ter atendimento nos hospitais Santa Lúcia Sul, Instituto de Cardiologia e Transplantes (no HFA), Santa Marta, Anchieta, Maria Auxiliadora, DF Star, Hospital Brasília Lago Sul, Santa Lúcia Norte, Sírio-Libanês e Hospital Águas ClarasConsulte aqui a lista completa de hospitais conveniados ao SIS.

Nesses casos, os honorários médicos estão incluídos na cobertura do SIS e a coparticipação é de 5% exceto para Santa Lúcia Sul (7,5%), DF Star (10%) e Sírio Libanês (10%).

Entenda o caso

Os médicos das duas especialidades querem receber os honorários via Associação dos Hemodinamicistas e Cardiologistas Intervencionistas do Distrito Federal (AHCI/DF), representada pela empresa Interbrasilia (CNPJ 27.701.278/0001-42). Antes, os honorários eram acertados pelos planos de saúde diretamente com o hospital, e repassados aos profissionais. 

A Interbrasília interrompeu os atendimentos pelo Saúde Caixa e outros planos dentro de uma reivindicação por credenciamento exclusivo pela Interbrasilia e por remuneração melhor do que a negociada entre eles e os hospitais.

A questão vem sendo trabalhada individualmente pelos planos, e o Saúde Caixa ainda não chegou a acordo. O SIS fechou um acordo com a Associação dos Médicos de Hospitais Privados (AMHP) sobre o pagamento da Interbrasília, o que garante aos beneficiários a cobertura plena em emergências cardiológicas nos hospitais da rede do SIS.

--------

Dúvidas

Em caso de dúvidas, fale com o SIS por ligação telefônica ou por mensagem de texto no WhatsApp: (61) 3303.5000)