Roda de Leitura - "O bom-crioulo, de Adolfo Caminha"

Como parte da programação dos 21 dias de ativismo, a roda de leitura será realizada dia 23/11, às 17h
23/11/2022 17h00

Depois de quase dois anos de Rodas de Leitura feitas no formato virtual, finalmente o Senado Federal realizará o evento no formato presencial. A Roda de Leitura sobre o livro "O bom-crioulo" será na quarta-feira, dia 23/11, às 17h, na Biblioteca do Senado Federal - Anexo II.

Esse livro é um clássico da Literatura Naturalista Brasileira e é considerado o primeiro romance da Literatura Brasileira a tratar o tema homoafetivo. A história narrada tem como pano de fundo o Brasil do período pré e pós abolição sendo possível analisar, com a leitura, questões como o castigo físico institucionalizado, aspectos morais e raciais do Brasil da época que ainda hoje lançam sombras sobre a vida cotidiana do nosso país.

“O motivo, porém, de sua prisão agora, era outro, no alto-mar, a bordo da corveta, era outro, muito outro: Bom-Crioulo esmurrara desapiedadamente um segunda-classe, porque este ousara, ‘sem o seu consentimento’, maltratar o grumete Aleixo, um belo marinheirito de olhos azuis, muito querido por todos e de quem diziam-se ‘cousas’... Entretanto, já iam cinquenta chibatadas! Ninguém lhe ouviria um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor.”
CAMINHA, Adolfo. O Bom-Crioulo: texto integral. São Paulo: Editora Ática, 1983. P. 16.

De maneira leve e criativa, Devair Nunes e Vanessa Ramos, membros do Grupo de Trabalho de Raça do Senado Federal, conduzirão essa roda. Participe e compartilhe!