Equidade de gênero é destaque do Senado Federal na Feira do Livro de Porto Alegre

A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre receberá o lançamento do livro "Equidade de Gênero no Senado Federal: Um relato da mudança de cultura organizacional por meio da ação gerencial".
07/11/2022 17h00

Reunindo textos de 19 autoras e autores, a obra traz relatos de iniciativas que vão desde a empregabilidade de mulheres vítimas de violência a estratégias para ampliar a equidade em espaços de liderança. O lançamento será dia 07 de novembro a partir das 17h, na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico).

Em primeira mão, o público do evento poderá debater as iniciativas contidas na obra, além da relação do tema com outras áreas do conhecimento, com a presença da diretora-geral do Senado e uma das organizadoras, Ilana Trombka, da reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), Lucia Pellanda, e da PhD em Biologia Pura e Aplicada e professora titular do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Helena Romanowski.

Para Ilana Trombka, a obra permite a gestores replicar práticas que já deram certo no Poder Legislativo. “Um dos grandes receios dos gestores na implementação de políticas de equidade de gênero é não saber por onde começar, e a experiência do Senado Federal demonstra o caminho que percorremos e os resultados que já colhemos”, afirma ela.

Além das iniciativas já adotadas no Senado, as expositoras do lançamento debaterão a presença das mulheres em posições de liderança e a construção social dos papeis de gênero, com grande impacto no mercado de trabalho.

O livro contém textos, entre outros, de Ilana Trombka, diretora-geral do Senado e doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Paulo Meira, doutor em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Adriana Albernaz, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Evandro Baldutti, mestre em Políticas Públicas e Governo pela FGV e Benjamin Tabak, doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).
A obra pode ser adquirida no estande do Senado Federal na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre ao preço de custo (R$20,00), ou ainda pela Livraria do Senado na internet, com frete grátis. Os títulos publicados pelo Senado podem ser baixados gratuitamente no site livraria.senado.leg.br.

Serviço:
Evento: Lançamento da obra Equidade de Gênero no Senado Federal: Um relato da mudança de cultura organizacional por meio da ação gerencial
Participantes: Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal; Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA; e Helena Romanowski, doutora em Biologia.
Data e horário: 7 de novembro, segunda-feira, às 17h
Local: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico – Porto Alegre)